UFSC abre inscrições dos vestibulares complementares 2022
Cinco diferentes processos seletivos recebem cadastros até o dia 20 de janeiro.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu nesta terça-feira, 4 de janeiro, as inscrições para cinco seleções complementares. O prazo para se inscrever nas vagas suplementares para indígenas e quilombolas, nas oportunidades suplementares para negros, no vestibular de licenciatura intercultural indígena, no processo seletivo letras/libra e no ingresso para Educação do Campo termina no próximo dia 20.
Faça sua inscrição para Educação do Campo
Inscreva-se para vagas para indígenas e quilombolas
Inscreva-se para vagas suplementares para negros
Faça sua inscrição para Letras/Libras
Inscreva-se para licenciatura intercultural indígena
Os candidatos ao curso de licenciatura em Educação do Campo serão avaliados pelo histórico escolar do ensino médio ou equivalente.
As vagas suplementares para negros terão seleção pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever com as pontuações de 2019, 2020 e 2021.
Os demais processos seletivos complementares terão provas presenciais como forma de seleção dos candidatos. Os candidatos terão que seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 e a utilização de máscaras que cubram nariz e boca será obrigatória. Concorrentes de Letras/Libras que precisem de leitura labial terão autorização para uso de máscara específica.
- Licenciatura Intercultural Indígena: 19 de fevereiro.
- Vagas suplementares indígenas e Letras/Libras: provas em 20 de fevereiro.
As provas de vagas suplementares indígenas e licenciatura intercultural indígena serão compostas por redação, 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 20 sobre Conhecimentos Gerais.
Já as provas do Vestibular de Letras/Libras serão constituídas de redação (apresentada em Língua Portuguesa e Libras) e questões sobre Comunidades Surdas, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais.
Em relação aos resultados, os aprovados no Vestibular de Educação do Campo e para as vagas suplementares para negros serão conhecidos em 10 de março. Já as classificações dos demais processos seletivos ainda não tiveram suas datas divulgadas.
Vagas
No total, a UFSC oferece 376 vagas nos processos seletivos complementares. As oportunidades são distribuídas assim:
- Vagas suplementares para negros: 210 oportunidades para pretos e pardos (duas por curso)
- Vagas suplementares para indígenas e quilombolas: 22 para indígenas e 9 para quilombolas
- Letras/Libras: 40 vagas
- Licenciatura Intercultural Indígena: 45 vagas
- Educação do Campo: 50 vagas
As vagas suplementares de negros, indígenas e quilombolas, assim como o vestibular para Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica não contam com reserva de oportunidades para cotas/ações afirmativas.
Os demais processos seletivos têm reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Mais informações nos editais e pelo site da UFSC.