UFSC encerra inscrições do Vestibular 2022 nesta sexta-feira (19)

Provas presenciais serão realizadas em 29 e 30 de janeiro de 2022. Oferta é de 4.521 vagas.
Em 19/11/2021 01h00 Por Lorraine Vilela Campos

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis
Crédito da Imagem: Henrique Almeida/UFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encerra nesta sexta-feira, 19 de novembro, as inscrições do Vestibular 2022. A taxa é de R$ 155. 

Faça sua inscrição

Candidatos inscritos no CadÚnico e estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares, com renda de até 1,5 salário mínimo, puderam solicitar a isenção da taxa. O resultado foi divulgado na primeira quinzena de novembro

Vestibular

A UFSC realizará o Vestibular em 29 e 30 de janeiro, a partir das 14h, em Florianópolis (e municípios da região metropolitana), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

A edição de 2022 marca a retomada das provas presenciais da UFSC. O Vestibular será realizado com adaptações para segurança dos candidatos, contando com ocupação das salas entre 50% e 60% da capacidade total, instalação de postos médicos nos locais de prova, uso de máscaras por todos, lugares ventilados e cuidados maiores com limpeza. 

O primeiro dia do Vestibular será composto por 40 questões distribuídas por Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras), Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Matemática e Biologia. 

Já o segundo será constituído de 40 questões sobre Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física, Química e uma redação.

A UFSC definiu como obras literárias os seguintes títulos:

  • Cemitério dos vivos (Lima Barreto)
  • Crônicas para jovens: de amor e amizade (Clarice Lispector) 
  • Ânsia eterna – contos (Júlia Lopes de Almeida)

A universidade ainda não informou quando o resultado do Vestibular 2022 será divulgado. 

Vagas

A UFSC oferece 4.521 vagas em 102 cursos de graduação, oportunidades disponíveis nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 

A universidade reserva 2.280 vagas são voltadas para a Política de Ações de Afirmativas (PAA), cotas que contempla estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. 

Mais informações pelo site da UFSC e no edital.