UFPR analisa Vestibular 2021 com fase única e em julho

Provas estão suspensas desde março por causa do agravamento da pandemia de covid-19.

Em 12/04/2021 13h24
Por Adriano Lesme
Campus Rebouças da UFPR / Crédito da Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR

Em entrevista dada à rádio CBN Curitiba na semana passada, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o Vestibular 2020/2021 pode ser realizado em julho e com fase única. O processo seletivo foi suspenso no início de março.

De acordo com o reitor, a universidade não tem condições, neste momento, de definir uma data para o vestibular por causa do agravamento da pandemia de coronavírus. No entanto, uma data plausível para a aplicação das provas seria no mês de julho, com os calouros ingressando em setembro.

A UFPR também estuda alguma adaptação no vestibular. Uma possibilidade é realizar apenas uma única fase, diminuindo o número de questões e colocando a redação junto com as provas objetivas, para poder viabilizar o calendário acadêmico.

"Dependendo deste cenário epidemiológico, nós talvez tenhamos que fazer alguma adaptação, nada que seja tremendamente radical, mas temos que trabalhar com essa possibilidade." (Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR)

Atualmente, o vestibular da UFPR é realizado em duas etapas. Na primeira, os candidatos respondem, em um único dia, uma prova objetiva com 90 questões de conhecimentos gerais. Na segunda, fazem uma redação e respondem questões discursivas comuns a todos os cursos, no primeiro dia, e questões discursivas específicas, no segundo dia.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música também fazem um teste de habilidade específica.

A primeira fase seria realizada no dia 28 de fevereiro, mas foi adiada para 28 de março e, depois, adiada novamente. O Conselho de Ensino e Pesquisa está estudando um novo cronograma.

Vestibular

Aproximadamente 30 mil candidatos estão inscritos no Vestibular 2021 da UFPR. Eles concorrem a 5.495 vagas em 127 opções de cursos oferecidos em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Terra Roxa e Toledo.

As vagas são para ingressos no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, pois o calendário acadêmico da UFPR está atrasado. Metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas (Lei de Cotas).

Mais informações no Guia do Candidato e no site do NC (Núcleo de Concursos).