UFMG: inscrições abertas para Vestibular 2021 de Habilidades
Seletiva utilizará notas do Enem 2020. Resultado da isenção já pode ser consultado.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu nesta segunda-feira, 1º de março, as inscrições para o Vestibular 2021 de Habilidades Específicas. Prazo vai até as 17h do dia 17 de março e a taxa é de R$ 205.
Este processo seletivo é destinado aos candidatos que desejam ingressar nas graduações de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (Licenciatura), Design de Moda, Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Teatro.
Isenção
Também foi liberado hoje o resultado preliminar das solicitações de isenção e redução do valor da taxa. Os interessados terão até o dia 3 de março para apresentar recursos e o resultado final será divulgado no dia 5 de março.
A isenção é destinada aos candidatos de baixa renda. Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular tem direito a isenção total. Já quem estudou em escola particular, com bolsa de pelo menos 50%, tem direito a isenção da metade da taxa.
Vestibular 2021 de Habilidades
A seletiva é composta por duas etapas. A primeira é feita por meio do aproveitamento das notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Já a segunda etapa é composta de provas específicas de Habilidades por curso e habilitação, presenciais e não presencias, conforme o quadro abaixo:
Para as provas que forem presenciais a aplicação será feita apenas em Belo Horizonte/MG. Os candidatos devem conferir no edital as especificações e cronograma para envio dos materiais exigidos para cada curso.
No dia 8 de abril será liberado o resultado da primeira etapa. Os cursos que tiverem provas presenciais terão a aplicação no dia 21 de abril. No dia 30 seguinte será liberado o resultado preliminar da seletiva e no dia 7 de maio a lista de aprovados será disponibilizada.
Vagas
A UFMG está oferecendo 331 vagas para o ingresso nos dois semestres de 2021. Das oportunidades, metade é reserva aos estudantes de escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas. Há vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Para mais informações acesse o Site da UFMG ou consulte o edital.