UFLA anuncia mudanças no seu vestibular seriado, o PAS
Intenção é ampliar as oportunidades para estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou mudanças para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) a partir da próxima edição. No ano passado, a instituição já havia informado que o vestibular seriado sofreria alterações, sem especificar quais.
As provas da 1ª e 2ª etapas passarão a ser aplicadas em um único dia, em vez de dois, como anteriormente. Os inscritos nessas etapas farão provas em um domingo, em finais de semana diferentes.
Com a aplicação de prova em apenas um dia, o número de questões foi reduzido de 80 para 60. Além disso, não haverá prova de redação nas duas primeiras etapas. A única redação exigida será a do Enem, na 3ª etapa.
Falando em Enem, o novo PAS seguirá o mesmo formato do exame nacional, dividindo as questões em quatro áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. O objetivo é tornar o vestibular seriado mais próximo do Enem, cujas provas representam a 3ª etapa do PAS.
Por fim, a UFLA decidiu aplicar provas somente em Lavras e em São Sebastião do Paraíso, cujo campus iniciou as atividades agora em 2022. Antes, as provas eram realizadas em vários municípios de Minas Gerais.
Vagas
Até a edição de 2021, o PAS era responsável por preencher 20% das vagas nos cursos de graduação da UFLA. Agora, o porcentual aumentou para 35%. O ingresso, que antes ocorria apenas no primeiro semestre, passará a ocorrer também no segundo.
Os 65% de vagas restantes continuarão sendo preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mudanças
- Provas em um único dia (domingo);
- Diminuição de questões de 80 para 60 e fim da prova de redação;
- Adequação ao formato do Enem;
- Aplicação de provas somente em Lavras e São Sebastião do Paraíso;
- Ingresso nos dois semestres;
- Aumento de 20% para 35% das vagas.
Objetivos
A intenção da UFLA com essas mudanças é ampliar as oportunidades para os estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso.
“A UFLA manterá as oportunidades oferecidas pelo SiSU, cuja abrangência é nacional, e buscará abrir ainda mais oportunidades para a população sul-mineira.” (Ronei Ximenes Martins, pró-reitor de Graduação da UFLA)
Segundo a universidade, os estudantes que ingressam na UFLA pelo PAS têm uma evasão menor em relação aos que entram pelo SiSU.