UERJ adia novamente as provas do Vestibular 2021
Com cenário de agravamento da pandemia, a instituição desistiu de aplicar as provas em maio para mais de 46 mil inscritos.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) decidiu adiar mais uma vez o Exame Único do Vestibular Estadual 2021. O motivo é novamente a pandemia de coronavírus, que agravou nas últimas semanas.
Em fevereiro, a UERJ já havia mudado o formato do vestibular e adiado as provas. O Exame Único estava previsto para o dia 2 de maio e, nesta terça-feira, 13 de abril, o Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de aplicação das provas seria liberado. Agora, as provas serão aplicadas em 18 de julho.
O Brasil Escola entrou em contato com o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da UERJ, que nos enviou a seguinte nota:
“COMUNICADO DE ADIAMENTO
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu adiar o Exame Único do Vestibular Estadual 2021, do dia 2 de maio para 18 de julho. A medida foi tomada em função do agravamento da pandemia de Covid-19 e das projeções negativas das autoridades sanitárias e das instituições científicas, bem como da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o Coronavírus no Âmbito da Universidade. O modelo de prova e os programas das disciplinas permanecem os mesmos.
Os candidatos que se inscreveram mas perderam o prazo para escolha do curso terão uma nova oportunidade. O sistema será reaberto de 14 a 18 de abril, quarta-feira a domingo. Aqueles que desejarem optar pelas cotas também poderão enviar os documentos necessários neste período.
INSCRIÇÕES
Opção de curso e cota – novo prazo: 14 a 18 de abril
Todas as datas a serem acompanhadas estão no calendário - anexo 1 do edital.”
Escolha dos cursos e cotas
Todos os candidatos já inscritos no Exame de Qualificação deverão obrigatoriamente escolher a opção do curso pretendido. Para fazer a opção é necessário acessar a página do vestibular, informar os dados e fazer a escolha de curso e cota. O prazo terminou no dia 8 de abril, mas a UERJ vai abrir o período novamente a partir de amanhã, 14 de abril, até o dia 18 seguinte.
Quem não fizer a opção de curso será considerado desistente e eliminado do Vestibular Estadual 2021.
Vestibular Estadual 2021
Foram registrados 46.209 inscritos na seleção. Devido à pandemia, a instituição mudou o formato da seleção e não vai dividir o vestibular em Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Agora, os candidatos farão apenas provas objetivas e redação.
O Exame Único será composto de uma redação e prova objetiva contendo 60 questões, divididas em Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.
Obras Literárias
As indicações de obras para o vestibular são as seguintes:
- Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (para a prova de Língua Portuguesa/Literatura)
- 1984, de George Orwell (para a prova de Redação)
Novo cronograma
Escolha de curso e opção por cotas: 14 a 18 de abril
Cartão com locais de prova: 30 de junho
Provas: 18 de julho
Notas de redação: 30 de julho
Resultado: 9 de agosto
Vagas
A UERJ está oferecendo 5.731 vagas no processo seletivo, sendo 25% das oportunidades destinada aos candidatos cotistas. Veja a divisão:
20%: estudantes da rede pública;
20%: negros/indígenas;
5%: pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.
Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o edital.