PA: Inscrições do Forma Pará 2021 estão abertas

Oferecimento:

Seleção preencherá vagas na UFPA, Uepa, Unifesspa, Ufopa, Ufra e IFPA, em unidades do interior do Pará.

Em 09/11/2021 11h27
Por Lorraine Vilela Campos
Unifesspa é a universidade com maior oferta de vagas no processo seletivo
Crédito da Imagem: Divulgação/Unifesspa

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Especial (Prosel Especial) 2021, do Programa Forma Pará. A seleção é destinada ao ingresso em cursos superiores gratuitos do interior do estado do Pará e o prazo para se inscrever vai até 16 de novembro, com exceção do Instituto Federal do Pará (IFPA), o qual encerrará o período de cadastros no dia 24 seguinte.

Faça sua inscrição para a UFPA

Inscreva-se para Uepa, Unifesspa, Ufopa, Ufra ou IFPA

A taxa de inscrição é de R$ 80. Candidatos sem condições de pagar o valor têm direito de solicitar a gratuidade e o prazo muda de acordo com a universidade para a qual o concorrente deseja se inscrever. 

  • Unifesspa demais cursos - até 9 de novembro
  • Unifesspa Direito da Terra - até 11 de novembro
  • Uepa - até 9 de novembro
  • UFPA - até 16 de novembro
  • IFPA - até 16 de novembro
  • Ufopa e Ufra - já terminou o prazo de isenção

As regras para solicitação da isenção, os procedimentos e os calendários completos podem ser vistos nos editais

Forma Pará/Prosel Especial

O cartão de inscrição com os locais das provas presenciais serão divulgados a partir do dia 30 de novembro para todos os candidatos.

As provas serão aplicadas em 5 de dezembro para todas as instituições de ensino participantes do Forma Pará 2021. O Prosel Especial será composto por uma redação e questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura

As notas da redação serão divulgadas em 20 de dezembro e recursos serão recebidos nos dois dias úteis seguintes. 

O resultado preliminar do Forma Pará é esperado para 29 de dezembro, caso não haja mudança no cronograma. Os candidatos poderão entrar com recursos nos dois dias úteis seguintes, levando em consideração o período de ano novo. 

A expectativa é de que o resultado final do Forma Pará seja divulgado em 5 de janeiro de 2022. 

Vagas

O Forma Pará preencherá oportunidades em cursos superiores nas universidades federais do Pará (UFPA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste do Pará (Ufopa), Rural da Amazônia (Ufra); Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). 

UFPA, Unifesspa, Ufopa, Ufra e IFPA reservam o mínimo de 50% de suas vagas regulares para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Veja a oferta de cada instituição:

  • UFPA - 327 vagas regulares e 7 vagas adicionais para pessoas com deficiência

Agronomia (Novo Repartimento), Enfermagem (Cametá), Engenharia Civil (Barcarena e Rondon do Pará), Engenharia Mecânica (Nova Ipixuna do Pará), Música (Ponta de Pedras) e Turismo (Salinópolis). 

  • Uepa - 450 vagas

Tecnólogo em Gastronomia (Mosqueiro), Engenharia Civil (Bragança), Engenharia de Produção (Acará), Engenharia de Software (Baião), Bacharelado em Enfermagem (Goianésia), Bacharelado em Enfermagem (Mocajuba), Graduação em Educação Física – Formação em Licenciatura (Tracuateua), Licenciatura em Ciências Biológicas (Bagre) e  Licenciatura em Geografia (Muaná)

  • IFPA - 300 vagas 

Engenharia de Pesca (Bonito), Engenharia de Alimentos (Santa Maria), Tecnologia em Gestão Ambiental (Belém – Distrito de Icoaraci), Tecnologia em Agroecologia (Bom Jesus do Tocantins), Tecnologia em Agroecologia (Cachoeira do Arari) e Itaituba Engenharia Agronômica (Novo Progresso)

  • Unifesspa - demais cursos - 500 vagas

Zootecnia (Piçarra), Geologia (Ourilândia do Norte), Medicina Veterinária (Tucumã), Engenharia Mecânica (Tailândia), Matemática (Abel Figueiredo), Matemática (Cumaru do Norte), Matemática (Santa Maria das Barreiras), Engenharia Civil (Rio Maria), Engenharia Civil (Eldorado dos Carajás), Engenharia da Computação (Nova Ipixuna), Engenharia Civil (Almeirim), Engenharia da Computação (Nova Ipixuna) e Engenharia Civil (Almeirim).

  • Unifesspa - 50 vagas (Prosel para Direito da Terra)

Direito da Terra (Itupiranga)

  • Ufopa - 40 vagas 

Bacharelado em Gestão Publica e Desenvolvimento  Regional (Alenquer)

  • Ufra - 150 vagas 

Sistemas de Informação (Icoaraci), Ciências Contábeis (Salvaterra) e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Santa Cruz do Arari)

Mais informações pelo site da Fadesp (organizadora do Forma Pará) e nos editais