UFPA abre inscrições para o Processo Seletivo 2022

Vestibulandos serão classificados através do desempenho nas provas do Enem 2021.
Em 01/10/2021 15h16 Por Adriano Lesme

PS 2022 da UFPA oferece 7.531 vagas
PS 2022 da UFPA oferece 7.531 vagas
Crédito da Imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu nesta sexta-feira, 1º de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2022. Poderão participar apenas os estudantes que estão inscritos no Enem 2021.

As inscrições para o PS 2022 vão até o dia 19 de novembro. A taxa é de R$ 60.

Faça aqui sua inscrição no PS 2022

Os estudantes que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa integral podem solicitar isenção da taxa de inscrição. O prazo também vai até o dia 19 de novembro.

Os pedidos de isenção devem ser feitos por meio de formulário específico no site do CEPS. O resultado será divulgado a partir de 23 de novembro.

Vagas

Ao todo, o PS 2022 da UFPA oferece 7.531 vagas, 176 a mais que o último vestibular. As vagas são para cursos em Acará, Abaetetuba, Altamira, Baião, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Curuçá, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salinópolis, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí.

Como novidade, esta edição terá a oferta do curso de Engenharia Costeira e Oceânica, em Salinópolis. A graduação é inédita na região amazônica e terá oferta de 50 vagas regulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas

Por ser uma instituição federal, a UFPA deve obrigatoriamente reservar o mínimo de 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro das cotas de escolas públicas, a universidade reservará parte das oportunidades para pretos, pardos e indígenas (cotas PPI); estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência (PcD).

Entenda a Lei de Cotas 

Além das cotas de escolas públicas, cada curso da UFPA terá uma vaga adicional para pessoa com deficiência, independentemente de seu percurso escolar.

Reoferta imediata

Uma outra novidade do PS 2022 é a reoferta imediata das vagas que não forem preenchidas e que não tiverem lista de espera. Com isso, oportunidades que ficarem ociosas voltarão ao sistema imediatamente e permitirão que o candidato aprovado e não classificado possa se inscrever para vaga remanescente de outro curso.

Vestibular

Os candidatos do PS 2022 serão selecionados por meio do desempenho no Enem 2021, cujas provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Estude para o Enem 2021 com o Pré-Enem do Brasil Escola

O bônus regional de 10% na nota do Enem continua no PS 2022. A opção deve ser feita ainda na inscrição do vestibular. 

A bonificação é exclusiva para quem fez todo o ensino médio em escolas localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (mesmo que durante a pandemia o ensino tenha sido remoto).

Mais informações no Edital do PS 2022 e no site do CEPS.