Fuvest 2024: Aluno do 2ª ano do ensino médio tira nota máxima na redação
Estudante de 16 anos, que agora está no 3º ano, também dá dicas de estudo para tirar 10 na redação da Fuvest
Tirar nota máxima na redação do Vestibular da Fuvest, uma das seleções mais disputadas do Brasil, é o sonho de qualquer vestibulando. Henrique Valente, de 16 anos, vive essa realização desde que saiu o resultado do processo seletivo para ingresso aos cursos da Universidade de São Paulo (USP).
Quando Henrique fez o vestibular da Fuvest 2024, em novembro e em dezembro de 2023, ele estava no segundo ano do ensino médio; sendo assim, ele fez a prova como treineiro. Mesmo assim, o gosto de ter tirado nota dez na redação, de acordo com o jovem, foi uma sensação única e inexplicável.
O tema da redação da Fuvest 2024 foi “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”. Os inscritos deveriam produzir um texto no formato de dissertação argumentativa. Para isso, eles contaram com textos de apoio sobre perspectivas sociais, antropológicas, filosóficas e, inclusive, pedagógicas.
"Quando terminei de fazer a redação, havia gostado do que escrevi mas, mesmo assim, a nota máxima foi uma surpresa. Minha família ficou muito orgulhosa, tanto o meu círculo familiar quanto as minhas amizades, sempre torcem por mim e estão juntos comigo nessa jornada"
Henrique Valente
Dicas para redação da Fuvest
As dicas para se dar bem na redação da Fuvest, na opinião do estudante de São Paulo, envolvem três itens primordiais: leitura, atenção na aula e treino.
Henrique Valente listou cinco dicas específicas para alcançar nota máxima na redação da Fuvest:
-
Leia muito, como, por exemplo, como clássicos da Literatura, para melhorar a escrita e conseguir repertório cultural;
-
Debata os temas definidos na aula de redação;
-
Treine bastante para desenvolver as habilidades, experimentando diversas técnicas de escrita;
-
Enxergue o mundo à sua volta de forma crítica;
-
Reconheça as desigualdades sociais.
Fuvest 2025
Henrique Valente já começou as aulas do terceiro ano do ensino médio e, é claro, fará o vestibular 2025 da Fuvest. Ele escolheu tentar ingressar no curso de Medicina.
O estudante conta que decidiu prestar o vestibular em 2023 como treineiro para conhecer o estilo da prova e chegar no final deste ano mais tranquilo e sabendo o que esperar.
"Estudar na USP sempre foi um sonho meu. Afinal, é a melhor universidade da América Latina, com muitas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento", elogia.
Como funciona o vestibular da Fuvest?
O vestibular da Fuvest conta com duas fases. Na primeira, os inscritos devem responder 90 questões objetivas de português, matemática, história, geografia, literatura, inglês, física, química e biologia.
A segunda fase é formada pela redação e por prova com dez questões abertas de Português e prova com 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas, de acordo com o curso de escolha.
Saiba mais sobre o vestibular da Fuvest
Crédito da imagem:
[1] Arquivo pessoal