Fuvest 2017: primeira fase foi mais cansativa em relação às outras edições

Oferecimento:

Questões trouxeram enunciados maiores nesta etapa de provas objetivas

Em 28/11/2016 16h56 , atualizado em 28/11/2016 17h31
Por Lorraine Vilela Campos
Fuvest
Crédito da Imagem: fuvest

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) realizou no último domingo, 27 de novembro, a primeira fase do Vestibular 2017. A etapa objetiva da maior seleção do país teve a participação de 124.191 candidatos. 

Veja a Correção Comentada
Confira as provas e gabaritos 

Os participantes desta primeira etapa já podem conferir as provas e gabaritos, assim como acessar a Correção Comentada, fruto da parceria do Brasil Escola com o colégio e curso Oficina do Estudante.

Para o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, as provas deste ano foram mais cansativas se comparadas com outras edições. “Pode-se dizer que a Fuvest 2017 manteve o nível de dificuldade, mas usou enunciados mais trabalhosos”. 

Apesar da estrutura semelhante aos outros vestibulares da Fuvest, Tasinafo ressalta que as questões foram mais contextualizadas neste ano. A presença de temas presentes na mídia, os quais tiveram o uso de materiais jornalísticos recentes, deu à seleção um caráter mais atual.

Entre os temas atuais, o professor ressalta a abordagem da crise dos refugiados (figura abaixo), cuja foto do corpo do menino sírio encontrado na praia turca, em 2015, chocou o mundo. Dentro das atualidades, a Fuvest também trouxe uma questão sobre as enchentes na Europa. 

Questão abordou a crise dos refugiados

A prova de Química é outro ponto para o qual Célio chama a atenção. De acordo com o direito pedagógico, a Fuvest trouxe questões envolvendo experimentos que aproximam a disciplina da realidade do estudante. 

Primeira Fase

A primeira fase foi composta por 90 questões objetivas sobre Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, além de algumas perguntas interdisciplinares. 

A expectativa era de que 136.740 vestibulandos fizessem as provas do último domingo, mas 12.549 não compareceram, resultando em uma abstenção de 9.2%. Na edição anterior, a abstenção foi de 9.8% dos mais de 142 mil inscritos. 

As provas foram aplicadas em São Paulo, Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Próxima Fase

Os convocados para a segunda fase serão conhecidos em 19 de dezembro. No mesmo dia, os locais de prova serão informados aos classificados. A etapa será aplicada entre 8 e 10 de janeiro de 2017. 

O primeiro dia contará com dez questões de Português e uma redação. O segundo será composto por 16 perguntas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Já o terceiro será constituído de 12 de duas ou três disciplinas específicas aos cursos. 

Os cursos de Artes Cênicas e Audiovisual ainda terão testes de habilidades específicas entre 11 e 13 de janeiro de 2017. 

Resultado

O resultado será publicado em 2 de fevereiro. Outras três chamadas serão feitas em 9, 17 e 23 do mesmo mês. Já março contará com quatro convocações, as quais serão realizadas nos dias 6, 10, 17 e 24. 

Oportunidades

O Vestibular preencherá 8.734 vagas em cursos da Universidade de São Paulo e outras 120 na graduação de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 

Outras 2.238 vagas terão ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. Os cursos que optaram pela adoção deste processo seletivo, puderam reservar até 30% de suas oportunidades para tais candidatos. 

Mais informações no Manual do Candidato