Mais de 136 mil estudantes são esperados hoje, 27 de novembro, para a primeira fase do Vestibular 2017 da Fuvest. Estão em disputa 8.734 vagas para cursos superiores da Universidade de SãoPaulo (USP) e 120 para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
As provas serão realizadas em São Paulo, Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h30 e fechados, pontualmente, às 13h. A Fuvest recomenda chegar com antecedência e exige dos candidatos levar documento de identidade e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Também é recomendável levar água e alimentos leves.
Às 13h serão iniciadas as provas, com encerramento às 18h. Nessa primeira fase, os vestibulandos responderão 90 questões de conhecimentos gerais sobre as disciplinas do ensino médio.
Os gabaritos da primeira fase serão divulgados depois das provas. Amanhã, 28, o Brasil Escola vai disponibilizar a correção comentada.
Números
O curso de Medicina, oferecido na unidade de Ribeirão Preto da USP, é o mais concorrido do Vestibular 2017 da Fuvest, com 75,58 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é Medicina da unidade de São Paulo, com 63,04 por vaga. Em seguida está Psicologia, com 59,80 inscritos por vaga.
Ao todo, 136.736 estudantes se inscreveram no Vestibular 2017 da Fuvest, quantidade inferior às 142.721 inscrições do último ano. Destes, 12.750 são estudantes treineiros. O principal motivo da diminuição está no menor número de vagas, já que a oferta pela seleção tradicional caiu de 9.568 para 8.854.
A queda na oferta do vestibular tradicional está ligada à adesão de algumas faculdades da USP ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição deu autonomia aos cursos para que reservassem até 30% de suas vagas para o ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segunda fase
No dia 19 de dezembro, a Fuvest divulgará os aprovados para a segunda fase com os respectivos locais de prova. A próxima etapa será realizada entre 8 e 10 de janeiro de 2017.
Também em janeiro, de 11 a 13, serão realizados os testes de habilidades específicas para Artes Cênicas e Audiovisual. Para Artes Visuais e Música os testes já foram realizados e o resultado pode ser conferido aqui.
A primeira chamada do Vestibular 2017 da Fuvest, está prevista para o dia 2 de fevereiro. Mais informações no Manual do Candidato.