Administração Pública
O curso de administração pública permite ao aluno estudar, analisar e aprender os métodos de administrar, controlar e, conseqüentemente, melhorar as organizações públicas e a sociedade em geral. Essa é uma árdua tarefa, pois hoje em dia o administrador público deve possuir conhecimentos em várias áreas, não se restringindo apenas ao ambiente fechado de uma empresa pública, por exemplo. Cabe a esses profissionais, a importante tarefa de administrar os recursos públicos da melhor maneira possível.
Atualmente, as organizações públicas procuram cada vez mais aumentar sua produtividade e retirar o estereótipo de organizações extremamente burocráticas, cheias de politicagem e sem vontade de crescer. Por isso, os administradores públicos devem ser dinâmicos, criativos, capazes de trabalhar em grupo e de superar as dificuldades encontradas na estrutura destas empresas, que, sem dúvida, é muito diferente de uma empresa privada.
O mercado de trabalho para administradores públicos e gerentes de políticas públicas é promissor. Como ocorre em países desenvolvidos, as modernizações e evoluções da maneira de como conduzir um serviço público abriram o caminho para a busca por bons profissionais, que consigam administrar as políticas sociais e gerenciar a máquina administrativa.
O curso de administração pública é realizado no período de 4 anos. O salário médio inicial é de R$1.300 e a carga horária do profissional é geralmente de 40 horas semanais, podendo ser aumentada um pouco quando há atrasos no cronograma de algum projeto.
Instituições de ensino
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UEG; PUC-Goiás; Fesurv
Região Nordeste
Alagoas: UNEAL; CESMAC
Ceará: UFC; UECE; Unilab
Maranhão: IESMA
Pernambuco: ASCES
Região Norte
Rondônia: UniRon
Região Sudeste
Minas Gerais: UFLA; EG
São Paulo: FGV; Unesp; IESF; FIO
Rio de Janeiro: UFRRJ; UFF; UniRio
Região Sul
Paraná: UDC
Santa Catarina: UDESC