Fies 2019
Programa utiliza o Enem para selecionar candidatos que desejam financiar cursos de graduação.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior.
Fies: como usar o Enem para financiar seu curso
O Fies 2019 tem duas modalidades de financiamento disponíveis: Fies Fundo Garantidor (com juros zero) e P-Fies (com juros definidos pelos bancos). A divisão em categorias de financiamento estreou em 2018, o chamado "Novo Fies", contando com critérios específicos para cada modalidade, mas ambas com a exigência de participação no Enem (a partir de 2010) para a realização da inscrição.
Datas do Fies 2019
O Fies tem duas seleções por ano, uma a cada semestre. A edição do primeiro semestre já encerrou. As inscrições da segunda edição do Fies 2019 serão realizadas de 25 de junho a 1º de julho, gratuitamente, pelo site fies.mec.gov.br .
O inscritos poderão conferir o resultado do Fies 2019/2 em 9 de julho. O P-Fies contará apenas com uma chamada regular, enquanto o Fies Juros Zero receberá inscrições da lista de espera de 15 de julho a 23 de agosto.
A complementação virtual das informações de inscrição dos pré-selecionados é uma etapa exclusiva do Fies Juros Zero. Esta fase será de 10 a 12 de julho.
Fies 2019/2
Inscrições: 25 de junho a 1º de julho
Resultado: 9 de julho
Complementação da inscrição (somente modalidade Fies Juros Zero): 10 a 12 de julho
Lista de espera (somente modalidade Fies Juros Zero): 15 de julho a 23 de agosto
Quem pode participar do Fies 2019?
O Fies é destinado aos candidatos que fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é preciso que o estudante tenha média de 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação. Pessoas que já têm curso superior também podem participar do Fies, desde que não estejam em dívida com o financiamento e preencham os requisitos gerais.
O Fies também tem uma renda máxima para que os candidatos possam participar:
Fies Fundo Garantidor (Juros Zero): renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família
P-Fies: renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família
Como fazer a inscrição no Fies?
A inscrição do Fies 2019 é feita apenas pelo site do FiesSeleção, o fies.mec.gov.br, a partir de login com CPF e senha. Confira abaixo os passos para se inscrever no Fies:
1º: acesse o site fies.mec.gov.br e clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro Acesso";
2º: informe seu CPF e data de nascimento. O sistema encontrará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição;
3º: acesse o e-mail cadastrado para consultar o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;
4º: retorne ao site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado" => informe CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;
5º: preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É preciso informar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00.
6º: selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas disponíveis pelo Fies 2019, levando em consideração o seu perfil e interesse.
Cursos e Vagas
O Fies 2019 (Juros Zero) tem 100 mil vagas para serem preenchidas este ano, enquanto o P-Fies tem aproximadamente 450 mil vagas para todo o ano.
O Ministério da Educação (MEC) definiu algumas prioridades para a oferta de vagas pelo Fies 2019. Em relação aos cursos, as graduações prioritárias sofreram mudanças em relação ao último ano.
=> Regiões Prioritárias
Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste.
=> Cursos prioritários
Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades.
=> Melhores Notas = Mais Vagas
O percentual de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies.
- Conceito 5: 35% das vagas
- Conceito 4: 30% das vagas
- Conceito 3: 25% das vagas
- Cursos recém-autorizados: 10% das vagas
Resultado do Fies
O resultado do Fies 2019/1 será publicado em 25 de fevereiro, sem horário definido, para todas modalidades do financiamento. O procedimento após a pré-seleção dos candidatos é diferente para Fies Juros Zero e P-Fies. Confira!
Fies Juros Zero
1º etapa: o candidato pré-selecionado no Fies tem que completar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março.
2ª etapa: após o complemento das informações, é preciso procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias.
3ª etapa: após a aprovação da documentação pela CPSA, o candidato tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.
P-Fies
1ª etapa: o candidato pré-selecionado no P-Fies tem cinco dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para levar a documentação.
2ª etapa: após a validação da documentação pela CPSA, o pré-selecionado no P-Fies tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar os bancos para fechar o contrato.
Lista de Espera do Fies
Os candidatos que se inscreverem no Fies Juros Zero e não forem convocados poderão manifestar interesse pela lista de espera. A manifestação será de 27 de fevereiro a 10 de abril e os participantes precisam acompanhar a pré-seleção pelo site do FiesSeleção.
Quando começa o pagamento das parcelas do Fies?
O estudante começa a pagar as parcelas do Fies (independente da modalidade) no primeiro mês após a terminar o curso, desde que o aluno tenha renda. Se não houver renda no momento, ou em algum outro período do pagamento, será cobrado o valor mínimo definido pelo regulamento.
Qual o tempo máximo para pagar o Fies?
O prazo máximo para o pagamento do Fies é de 14 anos, levando em consideração a capacidade de quitação mensal do estudante.
Mais informações sobre o Fies 2019 podem ser consultadas no site FiesSeleção.