Topo
pesquisar
Em 11/09/2017 00h01

Fuvest encerra inscrições do Vestibular 2018

Notícias

A oferta é de 8.402 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela USP. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) encerra as inscrições do Vestibular 2018 nesta segunda-feira, 11 de setembro. A taxa é de R$ 170. 

Faça sua inscrição no Vestibular da Fuvest

A oferta do Vestibular 2018 da Fuvest é de 8.402 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP), localizados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Cotas

O Vestibular 2018 é o primeiro em que a Fuvest usará, efetivamente, cotas para estudantes de escolas públicas (considerando o percentual por etnia). A reserva de vagas também é válida para o ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

O crescimento das cotas na USP será gradual: 37% de cada unidade já em 2018, sendo a meta para 2019 de 40% por curso. Para 2020, espera-se que a reserva seja por graduação e turno e suba para 45%, chegando aos 50% em 2021. 

Dentro destas cotas, há as vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, obedecendo a proporção desses participantes na população de São Paulo. 

Continua sendo válido o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), no qual a bonificação pode chegar a 25% da nota para quem for de escola pública. Saiba mais

Vestibular

O Vestibular da Fuvest permanece com a aplicação em duas fases. Os candidatos poderão consultar os locais de prova da primeira etapa em 17 de novembro.

A primeira fase do Vestibular será aplicada no dia 26 de novembro. As provas serão constituídas de 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, sendo algumas interdisciplinares. 

Os classificados na primeira fase e os locais da etapa seguinte serão conhecidos em 18 de dezembro. Já a parte final do Vestibular da Fuvest será realizada em janeiro. Confira a divisão das provas por dia:

7 de janeiro: 10 questões discursivas de Português e uma Redação;
8 de janeiro: 16 perguntas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química
9 de janeiro: duas ou três provas específicas aos cursos escolhidos. 

As graduações de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto contam com um teste de habilidade específica (THE). 

As provas de habilidades específicas serão realizadas entre 8 e 13 de outubro, para Artes Visuais e Música, enquanto os demais cursos terão os testes de 10 a 12 de janeiro de 2018. 

Resultado

A Fuvest divulgará o resultado do Vestibular 2018 em 2 de fevereiro e as matrículas serão realizadas nos dias 5 e 6 próximos. 

Outras três convocações serão feitas em fevereiro, nos dias 8, 22 e 27. Já o mês de março terá quatro chamadas em 2, 8, 15 e 22. 

SISU

A oferta da USP pelo Enem, por meio do SiSU, será maior a partir de 2018. Serão oferecidas 2.745 vagas no início do próximo ano, contra 2.238 de 2017. 

O SiSU para a USP será dividido da seguinte forma: 1.312 vagas para estudantes de escolas públicas, independente de etnia, e 1.312 para quem estudou na rede pública e se declara preto, pardo ou indígena. 

Uma novidade do SiSU 2018 na USP é a oferta do curso de Medicina. Mais informações no Manual do Candidato

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola