Demanda do Vestibular 2017 da UFPA já está disponível para consulta

Seleção é exclusiva para quem fez o Enem 2016. Cotistas representam a maioria dos inscritos.
Em 19/01/2017 15h33 , atualizado em 19/01/2017 15h43 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufpa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a demanda do Processo Seletivo 2017. Na ampla concorrência, ou seja, quem não usa cotas, Medicina possui a maior disputa por vagas, totalizando 48,66 por oportunidade. O curso é integral e ministrado em Belém. 

Confira a demanda de todos os cursos

As maiores demandas da ampla concorrência seguem com Direito (matutino), contando com 37,69 candidatos por vaga; Psicologia (matutino), o qual registrou 37,08 e Fisioterapia (integral), graduação que tem 34,79 disputando cada oportunidade, sendo que para esses cursos as ofertas mais procuradas são em Belém. 

Entre os cotistas, a demanda é diferente, mas a procura maior também é concentrada em Belém. O curso mais concorrido é Educação Física (matutino), o qual tem 140,79 por oportunidade. Na sequência estão Enfermagem (integral), com 130,24 candidatos por vaga e Psicologia (matutino), onde cada posto é disputado por 119,25 vestibulandos. 

Inscritos e Oportunidades

O Processo Seletivo da UFPA registrou 107.597 inscritos, dos quais 87.100 são cotistas, 20.219 não cotistas (ampla concorrência) e 278 são Pessoas com Deficiência (PcD). 

A seleção oferece 6.167 vagas para 2017, sendo a metade para cotistas. O número de oportunidades sofreu alteração no fim do ano passado e, com a retificação, a oferta inicial que era de 6.088 teve um aumento de 79 postos. 

As vagas são para Belém, Bragança, ltamira, Cametá, Breves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Ananindeua, Castanhal, Salinópolis,Tucuruí, Soure, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Capanema, Baião, Bagre,Tomé-Açu e Porto de Moz. 

Vestibular

A seleção é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cujo resultado foi divulgado no fim da manhã de ontem (18). As notas substituem a aplicação de provas de conhecimentos gerais e redação. 

Candidatos aos cursos de Dança e Música tiveram uma etapa complementar, o Exame de Habilidades Específicas (EHE). Inicialmente previsto para 11 de dezembro, as provas foram realizadas em 8 de janeiro. Até o momento a universidade não divulgou a data em que o desempenho de tais candidatos será divulgado. É importante que o vestibulando acompanhe a página do Ceps para se informar sobre as retificações e cronograma. 

Candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e/ou Tocantins contam com bônus de 10%. 

Para não ser desclassificado, o candidato precisa ter nota mínima de 400 pontos em cada prova objetiva do Enem e 500 na redação. Os vestibulandos de Música e Dança devem, ainda, obter a aprovação do EHE. 

A data de resultado do Vestibular ainda não foi informada. Mais informações no Edital