gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 06/12/2007 09h30, atualizado em 10/08/2016 10h22

Engenharia Florestal

Guia de Profissões

Por Tiago Dantas
O engenheiro florestal analisa os ecossistemas florestais e propõe soluções para que esses ambientes não sejam degradados.
O engenheiro florestal analisa os ecossistemas florestais e propõe soluções para que esses ambientes não sejam degradados.
PUBLICIDADE

Com as constantes degradações do meio-ambiente e a grande preocupação em relação à questão do aquecimento global, a preservação do meio-ambiente tem se tornado um dos principais elementos presentes na pauta de órgãos públicos e empresas privadas.

O engenheiro florestal analisa os ecossistemas florestais e propõe soluções para que esses ambientes não sejam degradados. Esse profissional é responsável por elaborar soluções para que haja o desenvolvimento sustentável das regiões; proporcionar o contato da sociedade com o meio-ambiente através da arborização de áreas urbanas; além de promover e administrar áreas de reflorestamento.

O mercado para a engenharia florestal é promissor, já que a cada dia novos métodos e campos de atuação para este profissional têm surgido. A remuneração varia conforme a região do Brasil, mas a média é de R$ 5,6 mil.

Com o lema de responsabilidade social adotado por muitas empresas, cresce a procura por estes profissionais. Também existem muitas oportunidades de trabalho em ONGs com atuação na área sócio-ambiental.

No curso são estudadas disciplinas como zoologia, antropologia rural, topografia, climatologia, anatomia da madeira, ecologia florestal, bioquímica vegetal, legislação agrária, genética quantitativa e paisagismo. No entanto, o foco do curso é dado no estudo do uso racional do ecossistema. O curso dura em média cinco anos e é oferecido nas seguintes universidades:

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal
: UnB.
Goiás: UEG, UFG.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UEMS, UFMS

Região Nordeste
Bahia: UESB, UFRB.
Paraíba: UFCG.
Pernambuco: UFRPE.
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, UFERSA
Sergipe: UFS.

Região Norte
Acre:
UFAC.
Amapá: UEAP
Amazonas: UEA, UFAM.
Pará: UFPA, UFRA, UFOPA
Rondônia: Unir.
Roraima: UFRR, UERR.
Tocantins: UFT.

Região Sudeste
São Paulo:
USP, UNESP, UFSCar.
Rio de Janeiro: UFRRJ.
Minas Gerais: UFV, UFLA, UFVJM, UFMG
Espírito Santo: UFES.

Região Sul
Paraná:
UFPR. PUC-PR, UTFPR, Unicentro.
Rio Grande do Sul: UFSM, Unipampa.
Santa Catarina: Udesc, Furb, Unoesc.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola