Engenharia Florestal

São responsabilidades dos engenheiros florestais avaliar e monitorar os ecossistemas e explorar de forma sustentável os recursos naturais.
Por Lucas Afonso

Engenheira florestal em trabalho de campo
As atividades de reflorestamento fazem parte do manejo florestal, uma das responsabilidades da Engenharia Florestal.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Engenharia Florestal é a área responsável pela exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços. O engenheiro florestal atua na avaliação dos ecossistemas, manejo florestal, bem como no desenvolvimento de pesquisas que envolvem sementes e produtos florestais.

Diante do aumento progressivo da degradação ambiental, a Engenharia Florestal é de suma importância no processo de aplicação de práticas sustentáveis que não são nocivas ao ambiente e que garantem desenvolvimento econômico. 

Entre as atividades desempenhadas por essa profissão está o reflorestamento e o manejo florestal, fundamentais para a preservação ambiental. A manutenção da biodiversidade, melhora da qualidade do ar, recuperação da degradação de áreas e a preservação dos lençóis freáticos são alguns dos benefícios do reflorestamento. 

O ensino florestal começou na Alemanha, em 1811, com a criação da Academia Florestal de Tharandt. No Brasil, o primeiro curso superior de Engenharia Florestal teve início com a Escola Nacional de Florestas na cidade mineira de Viçosa, em 1960. A qualificação logo foi transferida para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) três anos depois.

A regulamentação da Engenharia Florestal é garantida pela Lei Federal nº 4.643, de 1965. O órgão responsável pela regularização e fiscalização da profissão é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Tópicos deste artigo

Curso de Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal tem duração média de cinco anos e é ofertado no grau bacharelado. A formação ainda não é disponibilizada no formato de educação a distância (EaD), apenas no presencial. 

As principais áreas estudadas pelos estudantes são divididas em duas vertentes, a Florestal e a Ambiental. Fazem parte da primeira o manejo florestal, proteção e conservação do meio ambiente e tecnologia de produtos florestais. Já na área ambiental, os estudantes aprendem sobre gestão, avaliação, transformação controlada, redução de danos causados ao meio ambiente e educação ambiental. 

As atividades práticas, como as aulas de campo, são recorrentes ao longo do curso. O espaço aberto é, na grande maioria dos casos, o principal ambiente de trabalho dos engenheiros florestais.

engenheiro florestal trabalhando
Atividades de campo são tarefas fundamentais na Engenharia Florestal.

As tarefas que envolvem planejamento e organização de projetos são essenciais para as atividades da Engenharia Florestal. Nesse sentido, as disciplinas que envolvem noções de gestão possibilitam aos estudantes entrarem em contato com ações de gerenciamento de unidades de conservação, por exemplo. 

Entre as etapas obrigatórias do curso estão o estágio curricular e o trabalho de conclusão de curso. Nas duas atividades os estudantes têm a oportunidade de desenvolver e aplicar na prática os conhecimentos estudados teoricamente, e elaborar projetos que possam analisar e apresentar novidades para a profissão. 

Outra oportunidade de ampliação da formação é a iniciação científica, em que os estudantes podem produzir trabalhos científicos sob supervisão de um professor. Os resultados podem ser publicados em revistas científicas ou apresentados em congressos. 

Perfil do estudante de Engenharia Florestal

Fazem parte do perfil do estudante de Engenharia Florestal aspectos como: o interesse em atividades de campo (ao ar livre); gosto pela natureza; curiosidade e proatividade.

Um dos fatores fundamentais que devem compor a atuação profissional de um engenheiro florestal é o interesse pela defesa do meio ambiente e a valorização e fomentação de práticas sustentáveis. 

Nota de corte de Engenharia Florestal

Uma das principais formas de estudar em instituições públicas de ensino superior é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A nota de corte para Engenharia Florestal é em média de 620 pontos. Entre as universidades com as maiores notas de corte no SiSU 2022/1 estão a Universidade de São Paulo (USP), com 753,9 de média no Enem, e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com 706,7. Nesta mesma edição, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) contou com a menor nota de corta, com 481,12.

Saiba mais sobre a notas de corte do SiSU

Disciplinas de Engenharia Florestal

Confira as principais disciplinas do curso de Engenharia Florestal:

  • Botânica
  • Morfologia Vegetal
  • Química Analítica Inorgânica
  • Cálculo
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Ecologia Florestal
  • Geologia aplicada a solos
  • Bioestatística florestal
  • Física das Árvores
  • Física do Ambiente Agrícola
  • Dendrologia e Biologia da Madeira
  • Física do Solo
  • Química e Fertilidade do Solo
  • Física da Madeira
  • Entomologia Florestal
  • Fisiologia das Árvores
  • Meteorologia Florestal
  • Microbiologia 
  • Geotecnologias aplicadas ao Levantamento de Projetos Agrícolas
  • Sociologia
  • Viveiro Florestal
  • Silvicultura de Espécies Nativas
  • Mensuração Florestal
  • Inventário Florestal
  • Industrialização de Produtos Florestais 
  • Melhoramento Florestal
  • Genética Molecular
  • Políticas públicas, Legislação e Educação Florestal
  • Manejo de Bacias Hidrográficas
  • Manejo de Florestas Tropicais
  • Manejo e Regeneração de Povoamentos Florestais
  • Conservação e Manejo de Fauna Silvestre
  • Irrigação
  • Comunicação Rural
  • Bioinformática
  • Gestão de Impactos Ambientais
  • Tecnologia de Celulose
  • Análise de Solo e Planta
  • Teoria Macroeconômica

Diferença entre Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental

Enquanto a Engenharia Florestal atua na exploração dos recursos naturais de forma sustentável com o objetivo de desenvolver produtos e oferecer serviços, a Engenharia Ambiental é responsável pelo controle e tratamento de resíduos químicos na natureza. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ações de reflorestamento e manejo de recursos para a indústria de celulose fazem parte do trabalho de um engenheiro florestal. Já o controle da poluição e a recuperação de solos e águas são responsabilidades de um engenheiro ambiental. 

Mercado de trabalho de Engenharia Florestal

As vagas de trabalho para o engenheiro florestal no Brasil são diversas devido a fatores como: crescente demanda na indústria de celulose; grande extensão territorial em florestas no país, o que provoca a procura por profissionais capacitados a realizarem o manejo das mesmas.

É fundamental observar a região de interesse em trabalhar. As indústrias de celulose, por exemplo, se instalam em determinadas localidades. Ou seja, no momento de buscar emprego é necessário estar atento às demandas locais para a profissão.

Os engenheiros florestais podem atuar em diversas áreas como a iniciativa privada, indústria, setor público, carreira acadêmica, pesquisa científica e enquanto empreendedor. 

O concurso público para engenheiro florestal possibilita vagas em prefeituras, secretarias, órgãos públicos e universidades. Essas seleções costumam oferecer boas remunerações e abrem vagas com frequência. 

Para atuar como engenheiro florestal é necessário estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado. 

Áreas de atuação de Engenharia Florestal

Fique por dentro das áreas de atuação da Engenharia Florestal:

Manejo florestal: função que compreende a produção e monitoramento de projetos em ações de reflorestamento, como também pesquisas sobre solo, sementes e vegetação local. 

Silvicultura: área que realiza o cultivo de florestas a partir do manejo agrícola. A prática tem o objetivo de produzir madeira e outros produtos para atender demandas do mercado por meio do uso sustentável das florestas.

As áreas do manejo florestal e Silvicultura são atividades que buscam reduzir os danos causados pelo desmatamento. Confira no vídeo abaixo sobre este problema que é uma questão ambiental que tem se intensificado cada vez mais no Brasil:

Comercialização: setor que envolve as áreas de gestão e comércio exterior. Os cargos comuns são de gerência, que necessitam estudo de outros idiomas. 

Arborização urbana: o profissional pode atuar em empresas privadas ou em órgãos públicos na promoção de ações de arborização em áreas urbanas. Em municípios com reservas florestais próximas ou mesmo dentro das cidades há demanda por engenheiros florestais para atuar no monitoramento e avaliação dessas áreas.

Gestão de florestas plantadas: nessa função, o profissional atua na coordenação de operações florestais e de silvicultura. São tarefas a gestão de equipes, análise de resultados e elaboração de planos estratégicos. 

Organizações não governamentais (ONGs): em prol de atender o interesse públicos, nas ONGs, os engenheiros florestais atuam na análise de impactos ambientais e no desenvolvimento de projetos de preservação. 

Indústria de celulose: aplicação de técnicas sustentáveis na exploração de recursos naturais para a produção industrial de produtos derivados da celulose.

Mecânica e máquinas: auxiliar na gestão do uso de equipamentos e máquinas utilizadas na exploração florestal. 

exploração florestal
Os engenheiros florestais são habilitados a trabalharem na recomendação e experimentação de máquinas utilizadas na exploração florestal. 

Educação Ambiental: aplicação de iniciativas voltadas à educação ambiental em espaços públicos e privados. 

Leia sobre a importância da educação ambiental 

Pesquisa: desenvolvimento de pesquisas científicas em centros de pesquisas (públicos e privados) e universidades. 

Ensino: atuar como professor em universidades públicas e privadas. 

Agronegócio: engloba demandas que envolvem os mercados da agroindústria e do agronegócio. Entre as habilidades exigidas estão liderança, capacidade de gerenciamento empresarial e administração. 

Produção de sementes: trabalho com os processos produtivos de sementes e mudas, bem como com o rastreamento de origem. Responsável pelo controle técnico da produção e do viveiro. 

Consultoria: atuação autônoma na prestação de serviços como a produção de planos de recuperação de áreas degradadas, estudos de licenciamento ambiental e análises de impacto. 

Setor público: atuação em diferentes órgãos públicos como prefeituras e secretarias cumprindo funções que dizem respeito ao meio ambiente e a políticas públicas relacionados aos recursos ambientais. 

Salário de Engenharia Florestal

O salário de um engenheiro florestal é em média de R$ 5.656, segundo a Plataforma Catho. As vagas de trabalho provenientes de concurso público oferecem salários maiores aos profissionais. 

Faculdades de Engenharia Florestal

Região Centro-Oeste
Distrito Federal
: UnB.
Goiás: UEG, UFG.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UEMS, UFMS

Região Nordeste
Bahia: UESB, UFRB.
Paraíba: UFCG.
Pernambuco: UFRPE.
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, UFERSA
Sergipe: UFS.

Região Norte
Acre:
UFAC.
Amapá: UEAP
Amazonas: UEA, UFAM.
Pará: UFPA, UFRA, UFOPA
Rondônia: Unir.
Roraima: UFRR, UERR.
Tocantins: UFT.

Região Sudeste
São Paulo:
USP, UNESP, UFSCar.
Rio de Janeiro: UFRRJ.
Minas Gerais: UFV, UFLA, UFVJM, UFMG
Espírito Santo: UFES.

Região Sul
Paraná:
UFPR. PUC-PR, UTFPR, Unicentro.
Rio Grande do Sul: UFSM, Unipampa.
Santa Catarina: Udesc, Furb, Unoesc.