Topo
pesquisar
Em 25/05/2015 14h53, atualizado em 25/05/2015 16h25

Saiba passo a passo como se inscrever no Enem 2015

Notícias

Confira o passo-a-passo para se sair bem na hora da inscrição. Prazo segue até 5 de junho. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 já estão abertas. O estudante tem até o dia 5 de junho para se inscrever e o prazo para o pagamento da taxa de R$ 63 é até as 21h59 de 10 seguinte. Estão isentos os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e participantes de baixa renda que declararem carência. 

Inscreva-se no Enem

As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. A participação no Enem é requisito para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Como faço para me inscrever no Enem? 

Como o momento da inscrição envolve algumas etapas, o Brasil Escola apresenta o passo-a-passo de como se inscrever no Enem para não restar nenhuma dúvida. Confira a seguir:

1º passo: Ao entrar na página do Inep, o candidato deve ler as orientações disponíveis. Após a leitura, basta clicar em "Faça sua Inscrição", no canto inferior da tela. (Clique na imagem para ampliar)

2º Passo: Na página inicial do Enem aparecem três opções (Orientações ao Participante, Inscrição 2015 e Página do Participante). O estudante que vai fazer a inscrição deve clicar em "Inscrição 2015". Já quem deseja acompanhar sua inscrição, o correto é clicar em "Página do Participante".

3º Passo: O participante que clicar em "Inscrição 2015" será redirecionado para esta página, na qual deve indicar o CPF próprio e a data de nascimento.

4º Passo: Nesta etapa, o participante deve preencher todos os seus dados pessoais. O estudante que deseja utilizar o sistema de cotas raciais, posteriormente em vestibulares, deve ficar atento ao preenchimento do item "Etnia". Outra ressalva é para a utilização do e-mail, que a partir de 2015 passa a ser único. O sistema não aceitará mais de um cadastro com o mesmo endereço eletrônico. (Clique na imagem para ampliar)

5º Passo: O participante deve criar uma senha de acesso (atenção ao criá-la, pois ela será utilizada também no SiSU, ProUni e Fies). Além disso, o estudante terá que formular pergunta e resposta secretas, para a recuperação da senha, caso necessário. (Clique na imagem para ampliar)

6º Passo: Nesta etapa, o estudante deve marcar se necessita de atendimento especializado ou específico. (Clique na imagem para ampliar)

7º Passo: O participante deve conferir todos o seus dados e confirmar se estão corretos. (Clique na imagem para ampliar)

8º Passo: Esta fase é para a escolha da Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol, além da cidade onde o participante irá fazer a prova. O Enem será aplicado em 24 e 25 de outubro, portanto, escolha a cidade onde você estará nesses dias e não necessariamente a cidade onde mora atualmente. As informações referentes às provas só podem ser alteradas até 5 de junho, quando se encerram as inscrições. (Clique na imagem para ampliar)

9º Passo: O participante deve informar a sua escolaridade. Não terão direito à participação no SiSU, ProUni e Fies os estudantes que marcarem que ainda estão cursando o Ensino Médio e só concluem após 2015. Para quem deseja obter o certificado de conclusão, a opção a ser assinalada é "não estou cursando e não concluí o Ensino Médio". (Clique na imagem para ampliar)

10º Passo: Quem optou por obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem deve indicar tal opção e o local para pegar o certificado (Instituição Certificadora). O participante deve ficar atento para não esquecer o local. (Clique na imagem para ampliar)

11º Passo: Esta etapa consiste em responder a um questionário socioeconômico. Tais informações podem ser utilizadas para a concessão da isenção por declaração de carência e, futuramente, para correr pelo Sistema de Cotas. (Clique na imagem para ampliar)

12º Passo: Pronto. Sua inscrição foi finalizada! Para os estudantes que não têm direito a isenção, a opção é gerar o boleto para o pagamento até 10 de junho. Participantes de baixa renda que pretendem ficar isentos precisam declarar carência. Alunos do último ano do Ensino Médio de Escolas Públicas já estão isentos automaticamente

13º Passo: Como faço para saber se minha inscrição foi confirmada? Basta acessar a Página do Participante e verificar qual informação aparece na tela. Abaixo um exemplo de inscrição confirmada com isenção automática e um exemplo de inscrição não confirmada que depende de pagamento. Geralmente, o banco demora até 48 horas para processar o pagamento.

Atenção!! Vale ressaltar que o sistema adotado pelo Ministério da Educação (MEC) leva em consideração os dados escolares para a possível utilização da nota do Enem no ProUni e Fies, portanto, as informações devem ser preenchidas corretamente para assegurar a participação de estudantes que têm tal direito. 

Por Lorraine Vilela

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola