Topo
pesquisar
Em 19/05/2015 09h59, atualizado em 19/05/2015 10h01

Enem Digital poderá ser testado neste ano por treineiros

Notícias

Informação consta no edital do Enem 2015, publicado nesta segunda-feira. Inscrições começam no dia 25. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende convidar estudantes treineiros para testar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital já neste ano. A possibilidade, que consta no Edital do Enem 2015, já havia sido cogitada pelo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, no início de abril. 

São considerados treineiros os estudantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame, que concluirão o Ensino Médio após 2015 e fazem o Enem apenas como teste. Candidatos nessas condições não podem utilizar os resultados individuais para conseguir certificado de conclusão e do ensino médio e/ou para ingressar no ensino superior. 

Com o objetivo de simplificar a logística e reduzir os custos, o novo formato prevê a aplicação da prova online e o agendamento do Exame, que seria aplicado mais de uma vez por ano em locais credenciados. As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Duas consultas públicas foram realizadas entre os meses de janeiro e março para embasar os estudos do Inep sobre a migração do formato físico para o digital. A primeira registrou 45.704 sugestões e a segunda recebeu 36.582 contribuições da sociedade sobre a ampliação do banco de itens, o aprimoramento da logística e segurança e outros assuntos relacionados à aplicação da prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2015

As inscrições para o Enem 2015 poderão ser feitas entre os dias 25 de maio e 5 de junho, mediante taxa de R$ 63. Estudantes que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou que declararem carência serão contemplados com a isenção, contudo, os que não comparecerem às provas deste ano terão o benefício suspenso na próxima edição.

O Exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em 1.714 cidades e 18,9 mil locais de provas. No primeiro dia, os inscritos terão 4h30 para responder as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão 5h30 para as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, e Redação. 

Neste ano, os cartões com os locais de prova não serão enviados pelos correios. Eles poderão ser conferidos pela internet. Além disso, os portões dos prédios serão fechados às 13h, mas as provas terão início 30 minutos depois. Outras mudanças foram implementadas (confira aqui).

Por Wanja Borges

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola