Topo
pesquisar

Como usar a nota do Enem

Enem

Participantes podem usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior e conseguir diploma do ensino médio
PUBLICIDADE

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes no fim da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou um dos principais meios de acesso ao ensino superior do Brasil. Com o passar dos anos, os participantes ganharam mais possibilidades de usar a nota do Enem

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é democratizar as vagas disponibilizadas em instituições federais de ensino superior, além da concessão de bolsas, parciais e integrais, na rede privada. Atualmente, o estudante que realiza o Exame tem algumas possibilidades quanto ao modo de utilizar a nota do Enem para dar continuidade aos estudos. 

Universidades públicas

Todas as universidades federais, e algumas estaduais, aceitam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. A maioria das federais aderiu ao Enem como critério único para todas as vagas, enquanto outras aderiram para parte das vagas. Há também universidades públicas que exigem o Enem como complementação de nota ou primeira fase do vestibular.

O principal modo de ingressar em universidades públicas é através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que oferece vagas em universidades federais, estaduais e nos Institutos Federais (IFs). Nesse caso, é necessário que o candidato tenha feito o Enem no ano imediatamente anterior ao que está se candidatando e não ter zerado a nota da redação.

Universidades particulares

Não é só na educação pública que o Enem é usado como vestibular. Alguns estudantes ingressam em universidades da rede privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de até 100% do valor da mensalidade. No entanto, é preciso que os candidatos se enquadrem em alguns critérios, como renda familiar e escola pública, por exemplo.

Há, ainda, a possibilidade de financiar os estudos a partir de recursos do governo federal. O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem taxa de juros abaixo da praticada pelo mercado e contempla estudantes que alcançaram média mínima de 450 pontos no Enem e comprovem renda familiar mensal per capita de até dois salários-mínimos e meio.

Estudar em Portugal

Desde 2014, estudantes podem usar a nota do Enem para estudar em Portugal. Atualmente, são 13 as instituições que possuem acordo com o Ministério da Educação (MEC) e acolhem os candidatos egressos do ensino médio no Brasil.

Cada estabelecimento possui critérios próprios de seleção. O desempenho mínimo e os custos com mensalidades, hospedagem e alimentação também variam conforme a universidade e a cidade onde está localizada.

Cursos técnicos

Nos moldes do SiSU, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferta vagas em instituições de ensino técnico. Os cursos são ministrados por institutos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S (Sesi, Senac, Senai, e outras). Para se candidatar também é necessário ter realizado o último Enem com nota acima de zero na redação.

Certificação de Ensino Médio

Outra função atribuída ao Enem é o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Essa modalidade deve ser informada no ato da inscrição e a opção só pode ser realizada por maiores de 18 anos. O certificado só é conferido aos estudantes que alcançaram nota acima de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação.

Artigos de Como usar a nota do Enem

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola