Enem como 1ª fase do vestibular

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O uso do Exame Nacional do Ensino Médio como uma primeira etapa é mais comum entre as instituições da Região Sudeste. Algumas universidades adotam o Enem de forma obrigatória, enquanto que outras dão a opção pelo aproveitamento ou não do exame.

Na maioria dos casos, o Enem representa a primeira fase de um vestibular com duas etapas. Os candidatos se inscrevem no Enem e no certame da universidade, sendo que a taxa de inscrição desse último é, geralmente, menor em relação aos vestibulares que não aproveitam o exame do Ministério da Educação (MEC).

O Enem como uma das fases não representa, necessariamente, metade da pontuação do processo seletivo. O ponto em comum entre as universidades está no fato de que todos os candidatos realizam a 2ª fase.

Algumas universidades aguardam o resultado do exame do MEC para corrigirem as provas da 2ª fase, ou seja, os candidatos fazem as avaliações da 2ª etapa sem a certeza de que terão as mesmas corrigidas. Neste caso, a instituição determina uma pontuação mínima no Enem para o vestibulando ser classificado.

Universidades que usam o Enem como 1ª fase do vestibular:

Região Sudeste
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Unifesp - Universidade Federal de São Paulo (no vestibular misto)