Whatsapp
Em 20/08/2020 08h19

Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Universidades

UFJ foi criada em 2018 a partir de um desmembramento da UFG. Ingresso é pelas notas do Enem. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: Divulgação UFJ/Site
Crédito da Foto: Divulgação UFJ/Site
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) é uma instituição pública criada após um desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). Seus dois campi estão localizados em Jataí, cidade da região sudoeste de Goiás.
 
A UFJ oferece cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. A instituição conta com mais de 3.800 alunos de graduação, mais de 200 estudantes da pós-graduação, cerca de 370 professores, 120 servidores técnico-administrativos e mais de 150 terceirizados. 

História

Antes de se tornar autônoma, a UFJ foi um dos campi avançados da UFG - Campus Avançado de Jataí (CAJ), criado em 1980 em parceria com a prefeitura da cidade, em um período de interiorização da universidade. Em 2014, o campus se tornou a Regional Jataí da UFG. 

Com seu histórico de crescimento e importância para a educação e economia da região sudoeste de Goiás, a Regional Jataí passou a buscar a autonomia da instituição a partir do desmembramento da UFG. O projeto de Lei de criação da Universidade Federal de Jataí foi sancionado em 2018, transferindo automaticamente cursos, alunos e cargos já existentes nos campi da Regional Jataí da UFG e prevendo a criação de novos postos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

A UFJ tem dois campi localizados em Jataí: Campus Jatobá - Cidade Universitária e Campus Riachuelo. 

Campus Jatobá - Cidade Universitária: BR 364, km 195, nº 3.800

Campus Riachuelo: Rua Riachuelo, CP 03

Os cursos de graduação da UFJ abrangem as áreas de Agrárias, Biológicas e da Saúde, Exatas e Humanas. Confira:

  • Jatobá: Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura ou bacharelado), Enfermagem, Engenharia Florestal, Física, Fisioterapia, História, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Química, Zootecnia.
  • Riachuelo: Geografia (bacharelado e licenciatura), Pedagogia.

Vestibular e Enem

A UFJ não realiza Vestibular tradicional. O ingresso nos cursos de graduação é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ao início de cada ano, utilizando as notas da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Cotas

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) adota a Lei de Cotas, reservando o mínimo de 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Contato

Telefones: (64) 3606 8202 / (64) 3606 8203
Site | Facebook | Instagram 

Artigos Relacionados
União dos antigos Cefets de Rio Verde e de Urutaí com a Escola Agrotécnica Federal de Ceres.
Criado no início do século passado, o instituto passou por várias mudanças até chegar à configuração que tem hoje.
Entenda como usar as notas do Enem para entrar na UFG. Universidade Federal de Goiás aderiu ao SiSU em 2014. Metade das vagas é para cotistas.
Cursos em todas as áreas de ensino, com campi em Goiânia, Cidade de Goiás, Catalão, Jataí e, em breve, em Aparecida de Goiânia e Cidade Ocidental.
Conheça os campus, cursos e forma de ingresso da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Saiba como usar o Enem na UFCat.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES