Brasil ganha mais quatro universidades federais

Novas instituições serão instaladas na Bahia, no Ceará e no Pará.
Em 05/06/2013 18h21 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira, 05 de junho, as leis que criam mais quatro universidades federais no Brasil, três no Nordeste e uma no Norte. As novas instituições são as federais do Cariri (UFCA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul da Bahia (Ufesba).

A criação das novas universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Em 2008, foram criadas também quatro universidades federais: da Integração Latino Americana (Unila), no Paraná; da Fronteira Sul (UFFS), nos três estados da Região Sul; do Oeste do Pará (UFOPA); e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará.

A UFOB será criada a partir do desmembramento do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As outras unidades da UFOB serão instaladas em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Na UFOB funcionarão 35 cursos de graduação, com 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.

Os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato da Universidade Federal do Ceará (UFC) darão origem à UFCA, que também terá campi em Icó e Brejo Santo. Serão criados 27 cursos de graduação, tendo como meta atender a 6.490 estudantes, e contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.

A Unifesspa também irá surgir a partir do desmembramento de um campus existente. O campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), acrescido de novos campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará, formarão a nova universidade. A Unifesspa ofertará 12.830 vagas em 47 cursos de graduação e serão contratados 595 técnicos administrativos e 506 professores.

A única universidade que será criada sem agregar um campus existente é a Ufesba, com sede em Itabuna e unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, beneficiando a população da Microrregião de Ilhéus e entorno. Contará com 36 cursos de graduação, para os quais serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.

Desde 2003, o Reuni criou 18 universidades federais e 138 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. O número de municípios brasileiros atendidos por universidades federais passou de 114 em 2003, para 288 após a implantação das quatro novas instituições.

Por Adriano Lesme