Whatsapp
Em 05/05/2010 14h12 , atualizado em 18/09/2013 17h18

Cotas na UFSC

Cotas

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sofreu alteração em 2012 para se adequar à Lei 12.711/2012, a chamada Lei das Cotas. Em 2013 houve nova reformulação. O Porgrama de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC reserva 35% das vagas para candidatos cotistas, sendo 10% para candidatos autodeclarados negros, prioritariamente de escolas públicas, e 25% para os beneficiados pela lei.

Além disso, 13 vagas adicionais podem ser criadas para candidatos indígenas. Os candidatos que optarem por participar do programa de ações afirmativas também concorrem pela classificação geral.

A Lei das Cotas considera como cotistas os candidatos que concluíram o ensino médio em escolas municipais, estaduais, militares ou federais, ou através de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas ou via certificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as vagas para cotistas, metade é para candidatos oriundos de famílias com renda por pessoa bruta de até 1,5 salário mínimo e a outra metade é para rendas superiores. Ainda dentro do sistema de cotas por renda, há vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas. Veja abaixo como ficou a divisão para o Vestibular 2013:


Artigos Relacionados
Primeiras provas são de português, literatura, língua estrangeira, matemática e biologia.
Terceiro dia do processo seletivo terá quatro questões discursivas de redação.
Processo seletivo oferece 6.511 vagas, sendo 35% para candidatos cotistas.
Confira um infográfico que explica como será a divisão do sistema de cotas.
A cada ano, o vestibular é realizado para preencher vagas em mais de 80 graduações.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES