Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Por Adriano Lesme , Thaís Dutra , Thaís Dutra

Campus Higienópolis
Campus Higienópolis
Crédito da Imagem: Mackenzie
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das mais tradicionais do Brasil, a Universidade Presbiteriana Machenzie (UPM) nasceu a partir da iniciativa dos missionários norte-americanos George W. Chamberlain e sua esposa, Mary Annesley, de fundar da Escola Americana em São Paulo, no século XIX. 

Em 1896, foi inaugurada a Escola de Engenharia, que é a mais antiga do país no âmbito das instituições privadas. A partir de 1952 a unidade de ensino ganhou o status de Universidade. Atualmente, a Mackenzie é reconhecida pelo alto padrão de ensino e formação de profissional de excelência.

A Universidade é formada pelos Campus Alphaville, Campus Campinas e Campus Higienópolis, localizados em São Paulo; Faculdade Brasília; Faculdade Rio de Janeiro e Universidade EaD (Ensino à Distância). Ao todo, são ofertados 48 cursos de graduação, 16 cursos de EaD, 55 de especialização e 14 de mestrado e doutorado.

A Mackenzie também está entre as instituições que são referência em pesquisa e inovação tecnológica, principalmente quando se trata de economia, empreendedorismo, astronomia, astrofísica e neurociência, além de promover integração internacional.

Tópicos deste artigo

Vestibular 

O vestibular é realizado duas vezes por ano, sendo uma vez a cada semestre. Os candidatos são submetidos a uma prova objetiva sobre conteúdos de Português, Matemática, Inglês, Física, Química, Biologia, Geografia e História. Ao todo, os estudantes devem responder 60 questões em quatro horas e elaborar uma redação.

Candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo ainda devem realizar a prova de habilidade específica, que também é obrigatória. Durante três horas, os candidatos são avaliados em relação ao desenho de observação, percepção, expressão, interpretação, memorização e criatividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos ministrados

Campus Alphaville: Administração e Administração - Gestão de Comércio Exterior.

Campus Campinas: Administração, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Campus Higienópolis: Administração, Administração - Gestão de Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Contábeis para graduados, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia,Química, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Gastronomia, Teologia. 

Universidade EaD: Tecnologia em Empreendedorismo e Novos Negócios, Tecnologia em Jogos Digitais, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras - Português, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Logística. 

Conheça as unidades

Unidade São Paulo
Rua da Consolação, 930
Consolação, São Paulo
SP, 01302-907

Unidade Alphaville
Av. Mackenzie, 905
Tamboré, Barueri
SP, 06460-130

Unidade Alphaville II
Al. Tocantins, 125
Alphaville, Barueri
SP, 06455-931

Unidade Campinas
Av. Brasil, 1220
Jd. Guanabara, Campinas
SP, 13073-148

Unidade Palmas
Qd. 106 Sul - Alameda 30
Lote 10-A, Palmas
TO, 77020-072

Unidade Brasília I
SHIS Ql 05 Chác. 74 a 79 
Lago Sul, Brasília
DF, 71600-500

Unidade Brasília II
SGAS 906 Conj A Bloco 1
Asa Sul, Brasília
DF, 70390-060

Unidade Rio I
Rua Buenos Aires, 283
Centro, Rio de Janeiro
RJ, 20061-003

Unidade Rio II
Av. Rio Branco, 277, G 302
Centro, Rio de Janeiro
RJ, 20040-009

Site: https://www.mackenzie.br/universidade/