O resultado do ProUni 2023/1 será divulgado amanhã, 7 de março, na página do programa do Ministério da Educação (MEC). Os estudantes puderam se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.
Conforme o cronograma, os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição no ProUni até o dia 16 de março. A segunda chamada sairá no dia 21 deste mês.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) ofereceu 288.112 bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades particulares de todo o Brasil. Os inscritos puderam escolher entre 14.346 opções de cursos de graduação em 995 instituições.
Segundo o MEC, o ProUni recebeu inscrições de 574 mil candidatos. Como cada participante tem direito a escolher dois cursos, foram registradas um total de 1.104.509 inscrições.
Veja os números do ProUni 2023/1
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para fazer inscrição no ProUni 2023/1 o candidato precisa ter feito o Enem 2021 ou o Enem 2022 e ter tirado nota acima de zero na redação.
Além da participação no Enem, é necessário ter renda máxima de um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) para bolsas de 100% ou de até três salários mínimos para bolsas de 50%.
Os candidatos serão selecionados no ProUni conforme a ordem de prioridade listada abaixo:
-
Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
-
Candidato que estudou todo o ensino médio na rede pública;
-
Estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
Candidato que estudou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
Candidato que estudou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Para mais detalhes, acesse o Edital do ProUni ou o site do programa.