O resultado do ProUni 2023/1 será publicado na próxima terça-feira, 7 de março. As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam hoje (3), às 23h59.
Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição no ProUni até o dia 16 de março.
Ainda segundo o cronograma, a lista de aprovados na segunda chamada será divulgada no dia 21 de março. Nesse caso, a comprovação dos dados deverá ser feita até o dia 30 de março.
Quem não for selecionado nas duas chamadas regulares do ProUni poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 5 e 6 de abril. O resultado sairá no dia 10 de abril.
Números ProUni 2023/1
O ProUni 2023/1 oferece 288.112 bolsas de estudos integrais ou parcais em universidades particulares de todo o Brasil. Veja abaixo como são divididas as vagas:
-
209.758 bolsas integrais;
-
78.354 bolsas parciais.
São Paulo é o estado que oferece mais bolsas de estudo (58.832). Em seguida, vêm Minas Gerais (27.921 bolsas) e Paraná (24.444 bolsas).
Nesta edição, o Prouni conta com 14.346 opções de cursos de graduação em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
Medicina é tradicionalmente a carreira mais procurada. Entretanto, há poucas bolsas de estudo para o curso.
Veja quais cidades e universidades oferecem curso de Medicina no ProUni 2023/1
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para fazer inscrição no ProUni 2023/1 o candidato precisa ter feito o Enem 2021 ou o Enem 2022 e ter tirado nota acima de zero na redação.
Além da participação no Enem, é necessário ter renda máxima de um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) para bolsas de 100% ou de até três salários mínimos para bolsas de 50%.
Os candidatos serão selecionados no ProUni conforme a ordem de prioridade listada abaixo:
-
Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
-
Candidato que estudou todo o ensino médio na rede pública;
-
Estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
Candidato que estudou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
Candidato que estudou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Para mais detalhes, acesse o Edital do ProUni ou o site do programa.