Vestibular Unicamp 2023: abstenção foi uma das menores dos últimos anos

A abstenção geral do Vestibular foi de 8,1%, uma das mais baixas dos últimos anos.
Em 07/11/2022 08h59 , atualizado em 07/11/2022 09h34 Por Miguel Souza

1° fase do Vestibular 2023 Unicamp
1° fase do Vestibular 2023 Unicamp
Crédito da Imagem: Divulgação Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou ontem, 6 de novembro, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2023. O gabarito da prova será divulgado na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro. Porém, o caderno de provas já está disponível. 

O curso Oficina do Estudante realizou a correção da prova e já divulgou o gabarito extra oficial do vestibular, confira aqui. 

Confira as provas do Vestibular Unicamp 2023

Como foi a 1° fase da Unicamp 2023

A 1° fase do Vestibular Unicamp 2023 contou com 72 questões de múltipla escolha, abordando disciplinas do ensino médio e temas da atualidade. O exame trouxe questões de temas como transfeminismo, pandemia, manicômios e hospícios no país e a ditadura vivida no Brasil. 

Além disso, a presença do cristianismo em comunidades periféricas, reservas extrativistas, Amazônia, selfies e linguagens da internet também foram abordados no vestibular. 

Ampliando o debate sobre gênero, a prova também trouxe questão sobre a relação entre cisgêneros e transgêneros. Já sobre educação sexual, HPV e formas de transmissão estiveram presentes no Vestibular.

Das obras literárias, tiveram questões sobre Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Pero Vaz de Caminha, Paulina Chiziane e Racionais MC's.

 

Sobre os temas da prova, o professor Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do curso Oficina do Estudante afirma que o Vestibular nos padrões já conhecidos da Unicamp

Os candidatos encontraram uma prova nos mesmos padrões da Unicamp, tivemos inúmeros assuntos importantes como: cracolândia e transfeminismo. Seis obras obrigatórias que os estudantes viram durante o ano apareceu nesta primeira fase. A História teve uma prova com visão de mundo, como ditadura militar. Em geografia; geopolítica da áfrica e refugiados foram os assuntos que chamaram a atenção - Anderson Rodrigues

Ainda sobre a área das Humanidades, o professor Silvio Sawaya, da banca de humanidades Oficina do Estudante, afirmou que as questões foram de médio a difícil grau de dificuldade, que exigiram leitura atenta do texto e das alternativas e sua relação com o contexto histórico tratado. 

Já sobre a prova de matemática, a professora Cláudia Rangel, do Oficina, afirmou que a prova conteve assuntos clássicos, sem presença de questões interdisciplinares. 

Entre os temas, destacou: função trigonométrica, p.a, geometria espacial, porcentagem, análise gráfica, função inversa, sistemas lineares, p.g, análise combinatória, função quadrática e trigonometria básica.

Abtenção

A abstenção geral foi de 8,1%, uma das mais baixas dos últimos anos. O índice é o menor registrado pela Unicamp na primeira fase desde o Vestibular 2016, a exceção do ano passado (7,7%).

O Vestibular teve 61 mil inscritos para a 1° fase, porém só 56.611 candidatos compareceram para realizar o exame. A prova foi aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo e nas capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Próxima etapa

O resultado da primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp sairá em 3 de dezembro. Nesse dia, também serão informados os locais onde serão aplicadas as provas da segunda etapa.

Quem for selecionado para a segunda fase fará provas nos dias 11 e 12 de dezembro. Os vestibulandos deverão elaborar uma redação e responder questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato. 

Veja também: Provas dos Vestibulares da Unicamp

Resultado e vagas

A previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes. O Vestibular 2023 da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba. 

Medicina segue sendo o curso mais procurado, com mais de 180 candidatos por vaga. Em seguida, Arquitetura e Urbanismo, com mais de 40 inscritos por chance.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora do vestibular.