Temas atuais marcam segunda fase do Vestibular 2021 da Unicamp

Confira a análise de professores sobre as provas aplicadas nos dias 8 e 9 de fevereiro.
Em 10/02/2021 09h16 , atualizado em 10/02/2021 10h29 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a menor abstenção dos últimos 10 anos, a segunda fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi realizada em 8 e 9 de fevereiro. Atualidade é a palavra que melhor define os assuntos cobrados nas provas. 

De acordo com professores especialistas em preparatórios para o Vestibular da Unicamp, a universidade trouxe uma segunda fase com temas atuais e contextualizados. As provas não ficaram restritas ao caráter conteudista, exigindo interpretação e visão crítica dos candidatos. 

O segundo dia trouxe provas mais difíceis do que o primeiro. "Foi mais trabalhoso, exigente. Exigindo um candidato com a capacidade crítica de leitura e interpretação", destaca Daniel Cecílio, diretor pedagógico do Colégio e curso Oficina do Estudante. 

Vamos relembrar como foi divida a segunda fase do Vestibular da Unicamp: 

  • 1º dia: redação, 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa;
  • 2º dia: questões discursivas comuns a todos os candidatos - 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

Uma prova atual 

As escolhas das temáticas da redação chamaram a atenção dos professores. Os candidatos puderam escolher entre um discurso sobre estátuas em espaços públicos e um diário sobre enfrentar os riscos da pandemia de Covid-19 para trabalhar. 

O papel do Estado nas mortes por Covid-19 foi lembrado com o conceito de necropolítica
Texto de Apoio da Redação na Prova da Unicamp

De acordo com Maurício Soares, professor de Redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante, a Unicamp esperava que o candidato fosse uma pessoa conectada com os acontecimentos mundiais e que tivesse uma visão crítica. 

"A Unicamp se mostrou uma prova super atualizada, super conectada com a realidade, desde a proposta de gênero até a proposta temática, os alunos precisavam estar preparados lendo a prova, os comandos que eram dados, que eram comandos que norteavam o projeto de texto e aquilo que eles deveriam executar." - Coordenadora de Redação do curso Poliedro Campinas, Gabrielle Gulgueira Cavalin. 

A prova de Português cobrou bastante análise e interpretação. "Como sempre, a Unicamp se mostrou atenta ao momento atual, às questões sociais e isso se reflete na elaboração dessas questões", ressalta Fábio Blanc, professor de gramática e interpretação de texto do Oficina do Estudante. 

Em Literatura, os estudantes tiveram que unir conhecimento, leitura e interpretação para fazer uma boa prova. 

De acordo com Amanda Ribeiro Biscuola de Souza, coordenadora do curso Poliedro Campinas, a prova de inglês chamou a atenção ao trazer conceitos de História e Química. Foi preciso ir além da leitura e fazer uma ponte com os conhecimentos adquiridos nas aulas de tais disciplinas. 

Questão de Inglês foi interdisciplinar com Química

A prova de História utilizou bem os cursos de imagem, os quais foram utilizados pelos estudantes para análise e resolução das questões. A predominância desta edição foi História do Brasil. 

Biologia foi um pouco mais difícil do que no último ano. De acordo com Daniel, do Oficina do Estudante, foi uma prova importante ao tratar temas atuais e presentes no cotidiado dos candidatos, tais como vírus e vacina. 

As provas de Física, Filosofia e Sociologia exigiram bastante leitura e interpretação para a resolução das questões. 

Geografia também trouxe assuntos presentes nos noticiários e que são realidade do Brasil: queimadas e desmatamento. Segundo Daniel, foi uma prova difícil e que exigiu dos candidatos aprofundamento nos temas apresentados. 

De acordo com Daniel, Química foi uma prova difícil. Todas as questões exigiram análises de gráficos e tabelas, o que pode ter pesado um pouco mais para os candidatos. 

E na contramão do restante da prova, Matemática se mostrou tradicional e conteudista. No entanto, abordou a Covid-19 em uma das questões. 

Provas e Gabaritos

As provas da segunda etapa, assim como os cadernos da primeira e os gabaritos, já podem ser acessados. A Unicamp ainda não informou quando divulgará as respostas esperadas da segunda fase. 

A primeira fase foi realizada em 6 e 7 de janeiro e contou com 72 questões em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. 

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em 11 e 12 de fevereiro. 

As orientações e mais detalhes sobre as provas de habilidades específicas podem ser vistas no Manual do Candidato.

O curso de Música foi o único a ter as provas específicas antecipadamente. Os testes foram aplicados em 2020. 

Resultado e Vagas

A Unicamp anunciará o resultado do Vestibular 2021 em 10 de março. A previsão é de que outras chamadas sejam realizadas em 17, 24 e 31 de março e 7, 12 e 14 de abril. 

A Unicamp oferece 3.237 vagas, havendo percentual destinado aos autodeclarados pretos e pardos, estudantes de escolas públicas e alunos da rede pública que são pretos ou pardos. 

Com o cancelamento do processo seletivo Enem-Unicamp, as 639 vagas foram transferidas para o Vestibular 2021.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Unicamp.