Unicamp: abertas as inscrições para Vestibular 2023

Processo seletivo oferece mais de 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação
Em 01/08/2022 10h07 , atualizado em 01/08/2022 10h08 Por Silvia Tancredi

Logo Vestibular Unicamp 2023
Vestibular Unicamp 2023 contará com 2 fases
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir de hoje, 1º de agosto, inscrições para o Vestibular 2023. O prazo segue até dia 2 de setembro. A taxa custa R$ 192 e pode ser paga até 9 de setembro. 

Inscreva-se Vestibular 2023 Unicamp

Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram recebidas. Puderam participar estudantes da rede pública de baixa renda, alunos bolsistas de escolas particulares, interessados em cursos de licenciatura e funcionários da instituição. 

No total, 8.454 candidatos ganharam isenção do pagamento da taxa. De acordo com a Unicamp, o número está entre os maiores já registrados pela universidade. 

Acesse a lista de isentos de taxa vestibular Unicamp

Vestibular

O processo seletivo contará com duas fases, sendo a primeira no dia 6 de novembro e a segunda nos dias 11 e 12 de dezembro. Entre as novidades do vestibular 2023 da Unicamp, esta é a primeira vez que a segunda etapa ocorre em dezembro e não em janeiro.

As provas da primeira fase serão compostas por 72 questões sobre disciplinas do ensino médio. Já a segunda etapa contará com uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato. 

Candidatos de cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo, também devem passar por Testes de Habilidades Específicas nos meses de setembro, outubro e novembro.

Estude as provas dos vestibulares anteriores da Unicamp

Bônus - PAAIS

Segundo a Unicamp, os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Resultado e vagas

A previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.

O Vestibular 2023 da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba. 

A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.