A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prorrogou as inscrições do Vestibular 2023 até a próxima quinta-feira, 8 de setembro. A taxa custa R$ 192 e pode ser paga até 9 de setembro.
Inscreva-se Vestibular 2023 Unicamp
Estudantes da rede pública de baixa renda, alunos bolsistas de escolas particulares, interessados em cursos de licenciatura e funcionários da instituição já puderam solicitar isenção de taxa.
No total, 8.454 candidatos receberam a gratuidade. De acordo com a Unicamp, o número está entre os maiores já registrados pela universidade.
Vagas
Este processo seletivo oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba.
A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.
Vestibular
O vestibular da Unicamp contará com duas fases. Confira abaixo os detalhes de cada etapa:
1ª fase Vestibular 2023 Unicamp - 6 de novembro
- 72 questões sobre disciplinas do ensino médio
2ª fase Vestibular 2023 Unicamp - 11 e 12 de dezembro
- Uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato.
Entre as novidades do vestibular 2023 da Unicamp, esta é a primeira vez que a segunda etapa ocorre em dezembro e não em janeiro.
Candidatos de cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo, também devem passar por Testes de Habilidades Específicas nos meses de setembro, outubro e novembro.
Estude as provas dos vestibulares anteriores da Unicamp
Bônus - PAAIS
Segundo a Unicamp, os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Resultado
A previsão é que o resultado do Vestibular 2023 da Unicamp seja liberado no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.