A Unicamp anunciou mudanças no Vestibular 2024. Entre as alterações, está a inclusão de questões específicas de filosofia e sociologia.
A mudança será aplicada na 1ª fase do exame, que terá três questões de filosofia e três questões de sociologia.
A decisão não muda a quantidade de questões totais do Vestibular, que conta com 72 questões. Porém, para isso, o número de questões das demais disciplinas foi reduzido de oito para sete questões.
De acordo com o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, a mudança pretende deixar clara a importância desses conteúdos na formação dos estudantes do ensino médio.
Leia mais: Livros dos Vestibulares 2024, 2025 e 2026 da Unicamp
Outra mudança está nas questões de matemática do Vestibular. A partir de agora, o número de questões de matemática será menor para os que optarem pela área de Humanidades, caindo de seis para quatro questões.
A mudança também ocorre para aqueles que vão prestar o exame para a área de Biológicas. Para esse grupo, o número de questões relacionadas à biologia sobe de seis para oito, e o número de questões de matemática também diminui de seis para quatro.
Ambas as alterações são para a segunda fase do processo seletivo. A mudança, de acordo com o diretor, visa deixar a prova mais atualizada:
Teremos a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos em Ciências Biológicas para o pessoal da Saúde e a utilização de questões abertas nas áreas de Sociologia e Filosofia para o pessoal da área de Humanidade e Artes - José Alves de Freitas Neto
Apesar das novidades, o Vestibular Unicamp segue com o mesmo formato: 1ª fase com conteúdos mais básicos e gerais por disciplinas e, na 2ª fase, por área de conhecimento.
Os itinerários formativos do Novo Ensino Médio não serão exigidos na prova da Unicamp. De acordo com a Comvest, apenas serão exigidos aqueles conteúdos que fazem parte da formação básica, geral e comum para todos os estudantes do Ensino Médio.
No novo ensino médio, os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher.
Para interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular, a Comvest desenvolveu o projeto "Cria Unicamp".
O Cria Unicamp vai reunir estudantes para analisar, em sala de aula, a lista de obras literárias indicadas e que poderão ser exigidas na prova.
Ao todo, serão nove encontros, aos sábados. As inscrições gratuitas serão realizadas entre os dias 10 e 17 de abril, no site da Comvest.
15 de maio a 5 de junho: pedidos de isenção de taxa de inscrição
28 de julho: resultado dos pedidos de isenção de taxa
31 de julho a 31 de agosto: inscrições
29 de outubro: provas da 1ª fase
3 e 4 de dezembro: provas da 2ª fase
7 a 9 de dezembro: provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança)
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/unicamp-anuncia-mudancas-no-vestibular-2024/354341.html