A Unicamp divulgou nesta sexta-feira (31) dados sobre os matriculados na instituição em 2023. O percentual de estudantes de escolas públicas que se matricularam na universidade é de 49,5%.
A informação é da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
Em 2022, a quantidade de estudantes de escolas públicas que se matricularam na Unicamp foi de 1.586 (45,8%). Neste ano, foram 1.681 matriculados, o que representa 49,5% do total de ingressantes.
O índice de inclusão social divulgado pela Comvest envolve os processos seletivos da Univesidade Estadual de Campinas (Unicamp):
-
Vestibular Unicamp (até a 8ª chamada)
-
Enem-Unicamp
-
Vestibular Indígena
-
Vagas Olímpicas
-
ProFis
Estudantes pretos e pardos também registraram crescimento. O percentual de matriculados desse grupo no ano passado foi de 29,3%, neste ano foi de 30%.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, considera esses dados muito positivos.
“Ao final das oito chamadas previstas nos editais, tivemos as metas da Unicamp cumpridas. Além disso, conseguimos não apenas estancar a queda de alunos de escolas públicas, mas aumentar a participação desse grupo entre os matriculados em 2023.”
Confira: O que é o Saresp, que pode se tornar o vestibular seriado da Unicamp, USP e Unesp
Matriculados na Unicamp em 2023
Confira na tabela abaixo a relação da quantidade (N) e percentual (%) de estudantes matriculados na Unicamp que são de escola pública (EP), cotistas e que tiveram a taxa de inscrição isenta: