Unicamp 2023: abertas as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas

Sem necessidades de provas, medalhistas em competições do ensino médio podem concorrer a 122 vagas em cursos da universidade
Em 22/11/2022 12h52 , atualizado em 22/11/2022 13h01 Por Miguel Souza

Seleção preencherá 122 vagas na Unicamp
Seleção preencherá 122 vagas na Unicamp
Crédito da Imagem: Divulgação Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas 2023 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Elas prosseguem até às 17h do dia 16 de janeiro, de forma gratuita.

O processo seletivo é voltado para estudantes que conquistaram medalhas ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em  2021 ou 2022.

Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos, indicando a 1ª e 2ª opções. Eles devem, no momento da inscrição, anexar os documentos que comprovem o bom desempenho em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Para cada opção de curso o candidato deve enviar a documentação relativa a apenas uma competição.

Seleção  

A Unicamp oferece 122 vagas em 33 opções de cursos. Cada curso possui uma lista de competições aceitas. Por exemplo, o curso de História aceita somente medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

Os candidatos serão classificados conforme o quadro de pontuação abaixo:

Quadro de pontuação da seleção Vagas Olímpicas 2023

Em caso de empate, ficam à frente os candidatos que participaram da olimpíada que possui maior peso para o curso. O desempenho no Enem 2022 também será critério de desempate, embora a participação não seja obrigatória.

Resultados

O resultado do deferimento ou indeferimento das inscrições será publicado no dia 19 de janeiro de 2023. Os recursos serão aceitos até o dia 20 de janeiro. O resultado dos recursos será publicado no dia 24 de janeiro de 2023.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 6 de fevereiro. Os aprovados em 1° chamada farão suas matrículas entre os dias 07 e 09 de fevereiro. Ao todo, estão previstas seis chamadas para o processo seletivo.

Mais informações no Manual do Candidato e no site da seleção.