Racionais MC's darão aula na Unicamp nesta quarta (30)

Unicamp recebe o grupo de rap Racionais MC's em aula aberta que será transmitida pela internet a partir das 19h desta quarta (3)
Em 30/11/2022 09h18 , atualizado em 30/11/2022 09h22 Por Lucas Afonso

Quatro homens negros em palco
Aula aberta com o grupo de rap terá presença de 700 pessoas e transmissão on-line.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberá nesta quarta-feira (30) um dos grupos de rap mais influentes do país, os Racionais MC's. Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock são os músicos que compõem o grupo. 

O evento faz parte da programação do Unicamp Afro e será transmitido ao vivo a partir das 19h de hoje (30) pelo canal do Youtube do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A aula é uma realização da disciplina Tópicos Especiais em Antropolofia IV: Racionais MC's no Pensamento Social Brasileiro", que é ministrada pela professora Jaqueline Santos.

O Centro de Estudos de Migrações Internacionais, do Arquivo Edgard Leunroth do IFCH e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro Cebrap) também participam da organização da aula. 

Recentemente a plataforma de streaming Netflix lançou uma série documental que conta a trajetória do grupo Racionais. O nome do documentário é Racionais: das ruas de São Paulo pro Mundo. 

Álbum dos Racionais MC's no Vestibular da Unicamp

O álbum intitulado "Sobrevivendo no Inferno" do Racionais MC's, de 1997, integra a lista de obras obrigatórias do Vestibular 2023 da Unicamp. O disco fez história ao atingir a marca de mais de 1,5 milhão de cópias vendidas. 

Com a presença na prova desde 2020, a coleção de músicas do Racionais MC's se tornou o primeiro álbum musical a fazer parte da lista da Unicamp, que é uma das maiores universidades do país. 

Quatro homens negros em palco
Na foto os membros dos Racionais MC's. [1]

Após a divulgação que o álbum passaria a compor a relação de obras, o disco se tornou uma publicação impressa. A produção literária foi produzida pelo pesquisador Arthur Dantas Rocha e apresenta um panorama da importância social e política dos Racionais MC's para o país. 

"Sobrevivendo no Inferno" conta com 12 faixas e está na 14º posição dos 100 maiores discos da música brasileira, ranking elaborado pela Revista Rolling Stone Brasil. 

O álbum evidencia aspectos sobre a realidade de pessoas negras na sociedade brasileira. Racismo, violência na periferia e exclusão social são temas abordados nas letras musicais do grupo. 

A relação de obras obrigatórias de um processo seletivo para cursos de ensino superior é informada com atencedência aos candidatos. A intenção é apresentar o repertório que a seleção exigirá nas questões da avaliação.

Leia também: O hip hop e o rap como ferramenta de educação na sala de aula

 

Crédito da imagem: 

[1] Fernando Eduardo | Wikimedia Commons