Whatsapp
Em 26/04/2021 17h09

Unespar divulga novo cronograma de provas e THE do Vestibular 2021

Notícias

Provas de redação serão realizadas entre os dias 9 e 12 de maio, por agendamento, em seis cidades do Paraná. Por Adriano Lesme
Crédito: divulgação Unespar
Crédito: divulgação Unespar
PUBLICIDADE

Por causa da pandemia de coronavírus, o cronograma do Vestibular 2021 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estava suspenso. Agora, a instituição divulgou novas datas para a prova de redação e testes de habilidades específicas (THE).

Em reunião realizada na semana passada, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade definiu que a prova de redação para o Processo Seletivo de Ingresso II (PS2) será aplicada entre os dias 9 e 12 de maio.

A prova será presencial e seguirá as normas sanitárias de prevenção à covid-19, de acordo como edital sobre os procedimentos de biossegurança. Os candidatos serão divididos entre os quatro dias de provas e em dois turnos, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Amanhã, 27, a Unespar vai divulgar os locais da prova de redação. Os vestibulandos deverão chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência, portando documento de identidade, histórico escolar do ensino médio, caneta de tinta azul ou preta e máscara.

As provas de redação serão aplicadas em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

THE

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Dança e licenciatura em Dança do campus de Curitiba II/FAP, referente ao PS1 e PS2, farão os testes de habilidades específicas entre os dias 31 de maio e 2 de junho. As orientações estão no Manual do THE.

Entenda os testes de habilidades específicas

Resultado

No dia 26 de maio, a Unespar divulgará o resultado do PS2 para os cursos que não exigem THE e a relação de candidatos aprovados para o THE. O resultado do Vestibular 2021 para os cursos com THE será publicado no dia 4 de junho.

O resultado do PS1, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgado em março.

Vestibular

A Unespar dividiu o Vestibular em duas modalidades:

Processo Seletivo de Ingresso I (PS1): utilização do Enem 2018 ou 2019 ou aproveitamento da média final do Vestibular Unespar 2018 ou 2019. 

Processo Seletivo de Ingresso II (PS2): aproveitamento das notas do último ano do ensino médio e aplicação da prova de redação. 

A oferta da Unespar é de 1.938 vagas, sendo 1.077 pelo PS1 e 861 para o PS2. A instituição adota um sistema de cotas próprio:

  • 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 
  • 20% para candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 
  • 5% para pessoas com deficiência que concluíram o ensino médio, independente do percurso de formação, público ou privado.

Mais informações no site do Vestibular da Unespar, onde é possível consultar os editais e respectivas alterações.

Relacionados
A Unespar adiou a aplicação da prova do Vestibular 2021 por conta da pandemia do coronavírus. Novo cronograma não foi liberado.
A Unespar divulgou as novas datas das provas do Vestibular 2021. Redação será aplicada aos candidatos do PS2 entre os dias 11 e 14 de abril.
A Unespar liberou os locais de aplicação da redação do PS2 do Vestibular 2021. Prova será de 11 a 14 de abril.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) disponibilizou o ensalamento do Vestibular 2021. Os locais de prova estão no Menu do Candidato.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES