Unesp desmente boatos sobre cancelamento da 2ª fase do Vestibular 2021

Comunicado ressalta que haverá aplicação das provas assim que possível. Nova data ainda será definida.
Em 25/03/2021 12h37 , atualizado em 25/03/2021 12h43 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Divulgação/Unesp
Crédito da Foto: Divulgação/Unesp
Crédito da Imagem: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou um comunicado para esclarecer boatos sobre um possível cancelamento da segunda fase do Vestibular 2021. As provas estão temporariamente suspensas por causa da pandemia de Covid-19. 

Confira a íntegra do comunicado

De acordo com a Unesp, haverá sim a prova de segunda fase do Vestibular 2021, assim como serão remarcados os testes de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac/Bauru).

A universidade ressaltou o teor falso dos boatos de que a organização haveria cancelado a segunda etapa do Vestibular e que apenas a primeira fase seria utilizada como classificação dos candidatos. 

Sobre a data, a Unesp informa que ainda não é possível definir um novo calendário, levando em consideração a piora na pandemia. 

"Assim como todos os 35 mil vestibulandos classificados para a segunda fase do Vestibular Unesp 2021, a Unesp e a Fundação Vunesp encontram-se angustiadas com a indefinição da segunda fase do processo seletivo, porém, no pior momento da pandemia no país, não é possível remarcar a data para a realização da segunda fase", comunicado da Unesp sobre a segunda fase. 

A organização do processo seletivo afirmou que assim que for possível, prezando pela segurança de colaboradores e candidatos, o cronograma será definido e as datas serão informadas publicamente. 

Como foi o Vestibular até o momento?

A Unesp teve que adaptar o seu Vestibular 2021 ao cenário pandêmico para garantir maior segurança aos participantes e para a equipe. A primeira etapa passou de um para dois dias, contando com a divisão dos candidatos conforme a área do curso para diminuir a aglomeração. 

A primeira etapa foi realizada em 30 e 31 de janeiro e tiveram a presença de 67.369 dos 80.476 inscritos. As provas foram compostas por 90 questões objetivas, sendo 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

Veja as provas e gabaritos

Em 17 de fevereiro, a Unep divulgou os nomes dos 35 mil classificados para a segunda etapa do Vestibular 2021. As provas estavam previstas para o dia 28 seguinte, mas a pandemia gerou a suspensão temporária. 

Os cursos de Licenciatura em Música, Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos), Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo chegaram a ter as provas de habilidades específicas em fevereiro, apenas a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru teve a etapa suspensa. 

Quando for definida a nova data, a segunda etapa será realizada com todos os procedimentos de biossegurança para os candidatos. As provas serão compostas por uma redação e questões objetivas específicas aos cursos escolhidos pelos vestibulandos. 

Vagas

A Unesp oferece 7.630 vagas, sendo 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) - estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas.

Mais informações pelo site da Vunesp e pela página da Unesp