Unesp 2022: veja o que caiu na 2ª fase nos últimos anos

Provas do vestibular deste ano serão aplicadas no próximo domingo (19), na região metropolitana de São Paulo e no interior do estado
Em 15/12/2021 08h00 , atualizado em 15/12/2021 14h22 Por Silvia Tancredi

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Crédito da Imagem: Divulgação: Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas da segunda fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) serão realizadas no próximo domingo, 19 de dezembro. Os inscritos vão fazer o processo seletivo das 14h às 19h, em 31 cidades de São Paulo. 

Antes da pandemia do coronavírus, as provas da segunda etapa eram formadas por uma redação e questões discursivas. Mas, nesta edição, os vestibulandos deverão responder 60 questões objetivas de disciplinas específicas conforme o curso de escolha. 

Para o coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Anderson Bigon, a dica mais importante para as provas da segunda fase do vestibular 2022 da Unesp é que os candidatos fiquem atentos às diversas formas de interpretação de texto cobradas no processo seletivo. 

Veja 5 dicas para melhorar a sua interpretação de texto

Bigon ressalta que, embora caia muita interpretação, as provas não costumam apresentar textos e enunciados longos. O também professor de Física comenta ainda que, nas questões de matemática e ciências da natureza, que envolvem mais cálculos, os estudantes devem atentar-se às unidades. 

“Neste novo formato da segunda fase do vestibular da Unesp com 60 questões objetivas, é exigida do candidato boa interpretação de textos, charges e imagens. Também é importante que o aluno faça análise de informações provenientes de gráficos e tabelas”, recomenda o coordenador e professor do curso Oficina do Estudante, Anderson Bigon.

Temas da 2ª fase do Vestibular da Unesp 

Para detectar os temas mais cobrados na segunda fase do vestibular da Unesp, o coordenador estratégico realizou um levantamento, analisando todas as disciplinas. Confira abaixo:

Português

"A prova de português da Unesp exige dos candidatos interpretação de textos literários em prosa, literários em verso, textos científicos, além de charges e quadrinhos", enumera o coordenador. 

Saiba mais: histórias em quadrinhos e vestibular

Outros temas importantes:

Inglês

“A prova de inglês do vestibular da Unesp, nos últimos cinco anos, apresentou apenas questões envolvendo interpretação de textos, normalmente com maior incidência de textos provenientes da internet, mas também textos jornalísticos e charges e quadrinhos”, reforça Bigon.

História

História Geral: Guerra Fria, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Imperialismo

História do Brasil: Regime Militar, Segundo Reinado e Era Vargas.

Bigon enumera temas que mais caem na 2ª fase do vestibular da Unesp

Geografia

Geografia geral: geografia física (relevo, hidrografia e clima) e geografia econômica (indústria, globalização e comércio exterior). 

Geografia do Brasil: questões ambientais, como preservação, biodiversidade e solos

Leia também: Incêndios na Europa e discussões climáticas em 2021

Filosofia

Filosofia Moderna (40% da prova): Filosofia Alemã, Renascimento, Empirismo Britânico e Iluminismo Francês.

60% da prova: Filosofia das Ciências e a metafísica, Filosofia Antiga, com ênfase para Aristóteles e Filosofia Contemporânea, nas questões transversais. 

Sociologia

Metade da prova: sociologia da cultura, sociologia do conhecimento e antropologia. 

Metade da prova: diversidade cultural e a estratificação social e teorias sociológicas como o Positivismo de Auguste Comte.             

Matemática

“Nas provas de matemática da segunda fase dos vestibulares da Unesp dos últimos cinco anos, houve um equilíbrio entre questões de geometria plana e geometria analítica, os quais são temas com maiores incidências. Área de figuras planas, em geometria plana, e equação da circunferência, em geometria analítica, também têm destaque nas provas”, analisa.

Biologia

Segundo o coordenador, metade da prova da segunda fase do vestibular da Unesp é composta pelos três temas abaixo:

Física

70% das questões da prova de física da Unesp cobram:

  • Mecânica: trabalho e energia, cinemática (destaque para movimento circular uniforme) e estática, principalmente o equilíbrio dos corpos extensos.  

  • Eletricidade: eletrodinâmica envolvendo potência elétrica e resolução de circuitos elétricos. 

30% das questões:

Química

  • Físico-Química (41,4% da questões): soluções, termoquímica e eletroquímica

  • Orgânica (20,7%): funções orgânicas e o conhecimento de isomerias

  • Atomística (20,7%): modelos atômicos, distribuição eletrônica, forças intermoleculares, cálculo estequiométrico e separação de misturas. 

  • Geral (17,2%)

Redação 

Professora comenta o que o candidato deve fazer para se dar bem na redação do vestibular da Unesp

A redação do Vestibular da Unesp deve ser feita no formato de texto dissertativo. Nesse tipo de redação, o estudante precisa analisar o tema, explicá-lo e avaliar todos os aspectos relacionados ao assunto em questão.

A professora de redação do curso Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos, explica que, na redação, espera-se que o candidato não mobilize apenas informações expositivas sobre um determinado tema, mas que o analise e, a partir disso, defenda um ponto de vista.

"Na redação do vestibular da Unesp, é preciso argumentar, ou seja, apresentar fatos, informações, razões lógicas etc. que comprovem a tese defendida no texto", ressalta Jéssica.

Confira os três critérios cobrados nas provas de redação da segunda fase do vestibular da Unesp

Vestibular Unesp 2022

O resultado do vestibular 2022 da Unesp deve sair no dia 27 de janeiro de 2022. Os candidatos concorrem a 7.690 vagas em 136 cursos de graduação. As carreiras são ministradas em São Paulo e em 23 cidades do interior do estado.

Medicina é o curso mais procurado, com 261,4 candidatos por vaga (c/v). A carreira é ministrada na cidade Botucatu.