UFPR abre inscrições do Vestibular 2023

Taxa de inscrição é de R$ 195. Pedidos de isenção serão recebidos até 27 de julho.
Em 18/07/2022 15h13 , atualizado em 18/07/2022 15h21 Por Miguel Souza

imagem noturna da reitoria da ufpr
Reitoria da UFPR
Crédito da Imagem: Samira Chami Neves / UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas a partir de hoje, 18 de julho, as inscrições para o Vestibular 2022/2023 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 31 de agosto. A taxa é de R$ 195.

Inscreva-se no Vestibular 2023 da UFPR

Isenção

Também já está aberto o prazo para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular. Podem pedir isenção as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). 

Além disso, podem solicitar a isenção os candidatos que tenham estudado o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede privada. Para esses, é necessário comprovar renda de até 1,5 salário-mínimo. 

A previsão é que de 8% a 10% dos candidatos inscritos recebam isenção. O prazo para pedidos de isenção varia de acordo com a modalidade de solicitação

  • Até dia 27 de julho - Inscritos no CadÚnico

  • Até 05 de agosto - Demais candidatos

Os pedidos de isenção já estão sendo recebidos no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Vestibular

O Vestibular da UFPR para ingresso em 2023 será realizado em duas etapas. A primeira fase acontecerá em 23 de outubro, a partir das 14 horas, e será composta por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 14 de novembro. A segunda etapa acontece em dois dias:

  • 04 de dezembro - Prova de produção e compreensão de texto

  • 05 de dezembro - Provas específicas por curso

Baixe as provas de vestibulares anteriores da UFPR

Os candidatos do curso de Música também farão provas de habilidades específicas, teóricas e práticas. 

As provas da primeira fase serão aplicadas nas seguintes cidades do Paraná: Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Toledo, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá e também, pela primeira vez, em Joinville (SC).

Já as provas da segunda fase apenas serão aplicadas em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. 

Vagas e cotas

O Vestibular da UFPR vai ofertar 5.361 vagas em 126 cursos de graduação da instituição. Metade das vagas é destinada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei de Cotas).

Deste quantitativo, existem ainda reserva de vagas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Candidatos inscritos pelo sistema de cotas raciais e para pessoas com deficiência deverão passar, antes das provas, pelas bancas de validação. 

A convocação para as bancas vai acontecer em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de concorrência ampla.

O resultado do Vestibular 2023 da UFPR será divulgado no dia 13 de janeiro. Mais informações no edital, manual do candidato e no site do vestibular