UFPE cancela bônus no vestibular para se adequar à Lei das Cotas

Vestibular 2013 terá 870 vagas reservadas para cotistas, o mínimo exigido pela lei.
Em 31/08/2012 13h50 , atualizado em 31/08/2012 13h55 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou ontem à noite, 30 de agosto, que reservará no Vestibular 2013 o mínimo de 12,5% das vagas para candidatos cotistas. A medida é necessária para a instituição se adequar à Lei das Cotas, que prevê que metade das vagas das universidades federais deverão ser reservadas para estudantes da rede pública até 2016.

Para ingresso no próximo ano UFPE vai oferecer 6.961 vagas, sendo 870 exclusivas para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Entre as vagas reservadas, metade será destinada aos vestibulandos com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 933) e a outra metade para pretos, pardos e indígenas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vagas reservadas para a Lei das Cotas deverão ser preenchidas exclusivamente pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a UFPE ainda não decidiu se irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com o novo sistema de cotas da universidade, fica cancelado o programa que concede bônus de 10% na pontuação final do vestibular para os candidatos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos.

Segundo a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professora Ana Cabral, o modelo do vestibular será preservado, mantendo-se inclusive as datas previstas para a segunda fase do Vestibular 2013, dias 2 e 3 de dezembro. A primeira fase é o Enem 2012, a ser realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

As inscrições para o Vestibular 2013 da UFPE estão previstas para começar no dia 11 de setembro, mas podem ser adiadas porque a universidade precisa regularizar a nova política de cotas antes da publicação do Edital. “Tão logo a universidade delibere sobre a nova data, todos serão informados”, garantiu a pró-reitora.

Por Adriano Lesme