Whatsapp
Em 19/12/2013 16h15

UFMG decide realizar dois processos seletivos por ano

Notícias

Candidatos terão que fazer o Enem e depois se inscrever em uma das edições do SiSU. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta semana que a partir do ingresso para 2014 passará a realizar dois processos seletivos ao ano, ambos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em maio deste ano a UFMG já tinha decidido pela extinção do vestibular tradicional e adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão de realizar um processo seletivo por semestre foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no início de dezembro. O edital e sua retificação, que adiciona as informações sobre as duas edições do SiSU em 2014, devem ser publicados em breve.

Segunda a pró-reitora de graduação, professora Antônia Vitória Soares Aranha, um dos motivos de realizar dois processos seletivos por ano é diminuir o número de chamadas em cada uma das entradas semestrais, facilitando assim a matrícula. Outros motivos apontados foram tornar a UFMG mais competitiva, com um processo seletivo de porte nacional, e promover a entrada de estudantes de outros estados, cujo acesso à universidade hoje chega a 14%. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No SiSU do primeiro semestre de 2014, os candidatos concorrem a 3.295 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. No SiSU do 2º semestre serão ofertadas 2.714 vagas em Belo Horizonte. Para concorrer a qualquer das entradas, os interessados precisam ter prestado o Enem 2013.

A UFMG aplicará provas de vestibular apenas para os candidatos aos cursos de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, licenciatura em Dança, Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro.

Por Adriano Lesme

Relacionados
Inscrições devem ocorrer em maio e provas em outubro ou novembro.
Gabaritos de vestibulares de medicina eram vendidos e quadrilha pode ter agido no exame.
Os campi da UFMG estão localizados em Belo Horizonte e Montes Claros. Vestibular foi extinto e ingresso agora é pelo SiSU.
Instituição aplicará provas apenas para os cursos que exigem teste de habilidade específica.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES