UFJF divulga a concorrência do PISM e Vestibular 2016

Medicina é o mais disputado do ingresso seriado. Provas serão em 17 e 18 de janeiro.
Em 08/12/2015 17h03 , atualizado em 15/12/2015 15h26 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, divulgou a concorrência do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) 2016 e do Vestibular 2016. A disputa varia conforme o Grupo em que o vestibulando deseja concorrer e o campus no qual o curso é oferecido. 

Confira a concorrência completa

    Grupo A                                     

O candidato deve possuir renda familiar per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e se declarar preto, pardo ou indígena.
Grupo B O vestibulando precisa ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado o ensino médio todo em escola pública, mas não necessita declarar nenhum outro aspecto. 

Grupo C

Ampla concorrência, independente de renda ou etnia.
Grupo D Estudantes de escola pública e que se declarem pretos, pardos ou indígenas, independente da renda.

Grupo E

É preciso apenas ter estudado durante todo o ensino médio em escola pública. 

 

Juiz de Fora

Medicina é o curso mais disputado em Juiz de Fora, no PISM, na modalidade de ampla concorrência (Grupo C). Foram registrados 13,81 concorrentes por vaga. Já nos Grupos A e D as maiores concorrências são em Fisioterapia (13,5) e (7,5), enquanto nas modalidades B e E, Psicologia lidera com 30 e 16 vestibulandos por posto, respectivamente. 

Governador Valadares

O curso mais concorrido de Governador Valadares é Medicina. Ampla concorrência possui 15,67 por vaga, enquanto a modalidade A possui 10,2, a B conta com 6,67 e os grupos D e E registraram 7,75 e 12,33, respectivamente. 

Vestibular

Dos três cursos oferecidos no Vestibular, Arquitetura e Urbanismo possui a maior disputa em todos os grupos. A ampla concorrência, correspondente ao grupo C, conta com 5,71 candidatos por vaga. As modalidades A, B, D e E possuem as seguintes proporções, respectivamente: 2,63; 2,83; 2 e 4,67. 

Seleção

Os habilitados nas provas específicas foram conhecidos em novembro. Após esta etapa, os candidatos do PISM participam da seleção comum a todos os cursos. Os testes tradicionais serão aplicados em 17 e 18 de janeiro. Os locais de realizam do exame serão conhecidos no dia 8 do mesmo mês. 

Já os habilitados do Vestibular não participam das provas tradicionais, pois a outra fase é composta pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. 

Resultado

O resultado do Vestibular será publicado em 28 de janeiro. Já o PISM terá seus aprovados em 29 de fevereiro. As notas das demais etapas serão conhecidas em 18 de abril. 

O PISM preencherá 1.411 vagas, sendo 1.161 para Juiz de Fora e outras 250 para Governador Valadares. O Vestibular oferece 48 oportunidades para o curso de Música e 56 em Arquitetura e Urbanismo. 

Mais informações nos Editais.

Por Lorraine Vilela