UFGD divulga obras literárias e artísticas para os Vestibulares 2023 a 2025

A relação tem livros, músicas, artes plásticas, filmes, documentários e até legislação.
Em 13/04/2022 17h19 , atualizado em 13/04/2022 17h20 Por Adriano Lesme

Estudantes na UFGD
Estudantes na UFGD
Crédito da Imagem: Divulgação UFGD
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) informou a lista de manifestações artísticas e normativas para os próximos três vestibulares: 2023, 2024 e 2025. A divulgação com antecedência visa proporcionar um tempo hábil para estudantes, colégios e cursinhos se prepararem.

Para cada vestibular serão cinco obras literárias, quatro normas, uma obra teatral, três músicas, quatro obras plástico-visuais e três obras audiovisuais, nacionais e estrangeiras.

Baixe as provas de vestibular da UFGD

Entre os autores das obras literárias estão Guimarães Rosa, Millôr Fernandes, Maria Firmina dos Reis, George Orwell, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Lygia Fagundes Telles e outros nomes da literatura nacional e internacional.

A professora Alexandra Santos Pinheiro, coordenadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD, afirma que a lista dá valor à diversidade, já que integra obras literárias de mulheres e de homens, abrange clássicos, obras populares, regionalismo e contemporaneidade e inclui uma diversidade de gêneros, como poesia, crônica e narrativas.

“Contribuir para que o debate sobre essas representações seja feito nas escolas é excelente.” (professora Alexandra Pinheiro)

Em relação as obras audiovisuais, destacam-se o filme Que Horas ela volta?, de Anna Muylaert, e o documentário Gonzaga: de pai para filho, de Breno Silveira. Na música, Chico Buarque, Emicida, U2 e o grupo de rap guarani Brô MCs estão presentes.

Os candidatos também terão que estudar a Constituição Federal de 1988, a Lei Maria da Penha e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Livros Vestibular 2023

Sagarana - João Guimarães Rosa
A Chave de Casa - Tatiana Salem Levy
Torto Arado - Itamar Vieira Júnior
Poesia Matemática - Millôr Fernandes
A Solidão e a Sozinhez - Humberto Wernecki

Para acessar as outras manifestações artísticas e normativas do Vestibular 2023 e dos demais processos seletivos, clique aqui.