UERJ abre inscrições do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2019

Candidatos podem se inscrever até o dia 5 de agosto. Processo Seletivo preencherá mais de 5 mil vagas.
Em 17/07/2018 07h00 , atualizado em 17/07/2018 07h13 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mesmo com a crise enfrentada no âmbito estadual, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu as inscrições do 2º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2019 nesta terça-feira, 17 de julho. Os interessados têm até o dia 5 de agosto para a realização do cadastro e a taxa é de R$ 60.

Faça sua inscrição na UERJ

A participação no 2º EQ é aberta para qualquer candidato, inclusive os que fizeram o 1º Exame de Qualificação da UERJ este ano e desejam tentar uma pontuação superior para o Vestibular. 

Isenção

Os candidatos que ganharam a isenção da taxa do Exame de Qualificação terão que se inscrever normalmente para as provas. 

A gratuidade foi concedida aos seguintes participantes:

=> Candidatos matriculados no último ano do ensino médio (ou que tenham terminado) e que comprovaram renda familiar bruta de até R$ 1.431. 

=> Estudantes de cursinho comunitários do Rio de Janeiro. 

O resultado dos pedidos de isenção pode ser visto aqui

Provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), documento com os locais de prova, será liberado para consulta a partir de 29 de agosto. 

Veja sete sites para baixar livros de graça e sem pirataria

O 2º Exame de Qualificação será realizado em 16 de setembro. As provas serão compostas por questões objetivas de disciplinas do ensino médio. A UERJ exige a leitura do livro "O Alienista", de Machado de Assis, para a realização da parte de Língua Portuguesa. 

O resultado do 2º Exame de Qualificação será publicado em 24 de setembro. Quem obtiver 40% de aproveitamento mínimo na pontuação deste EQ ou do primeiro estará classificado para o Exame Discursivo. 

Exame Discursivo

O Exame Discursivo está previsto para 2 de dezembro, sendo seu cronograma de inscrições ainda desconhecido. A prova discursiva terá a cobrança da leitura do livro "O seminarista" - de Rubem Fonseca, para a redação. Já a de Língua Portuguesa e Literaturas contará com a obra "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queiroz. 

Consulte as obras literárias dos Vestibulares 2019

É nesta etapa que haverá a escolha pelo curso e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). De acordo com a UERJ, a estimativa é de que sejam oferecidas mais de 5 mil vagas neste Vestibular Estadual 2019. Neste ano, o processo seletivo preencherá oportunidades na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no ABM D. Pedro II/CBMERJ.

Mais informações no Manual do Candidato.