UEMA abre inscrições do PAES 2019 com oferta de novos cursos

Seleção preencherá 4.249 vagas na Universidade Estadual do Maranhão e 645 na UEMASUL.
Em 18/07/2018 15h30 , atualizado em 18/07/2018 16h22 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uema
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão abertas! O cadastro pode ser feito até 10 de agosto e a taxa é de R$ 85. 

Faça sua inscrição no PAES 2019 da UEMA

Os candidatos que ganharam a isenção da taxa de inscrição foram conhecidos na última sexta-feira, 13 de julho. Apesar da gratuidade, eles também terão que se inscrever no PAES até o dia 10 de agosto. 

A isenção foi concedida aos seguintes participantes: estudantes de escolas públicas; candidatos de baixa renda e servidores da UEMA e UEMASUL e seus dependentes. 

Vagas

Esta edição do PAES preencherá 4.249 vagas oferecidas pela a UEMA para o ano de 2019. Excepcionalmente, o processo seletivo será realizado para o preenchimento de 645 oportunidades ofertadas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

O PAES 2019 chega com novidades para seus candidatos. Esta é a primeira vez que haverá a oferta de Ciências Biológicas no campus São Luís, enquanto algumas unidades do interior terão novas graduações de tecnologia. O campus novo de São Bento traz oportunidades inéditas em cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Parte das oportunidades disponíveis na UEMA e na UEMASUL são reservadas para os candidatos cotistas. Há reserva para negros, indígenas e pessoas com deficiência. A divisão pode ser vista no Edital da seleção

PAES 2019

A UEMA receberá o PAES em seus campi de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento. 

Já as provas do PAES para a UEMASUL serão aplicadas nas unidades presentes em Imperatriz e Açailândia. A Confirmação de Inscrição, contendo os locais de prova, estará disponível em 15 de outubro e terá que ser impressa pelos candidatos.

O PAES 2019 contará com duas etapas de seleção. A primeira está prevista para 21 de outubro e a segunda é esperada para 25 de novembro. As provas serão aplicadas sempre das 13h às 18h. Confira abaixo como será cada fase do processo seletivo:

  • 1ª fase (21 de outubro): 60 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio
  • 2ª fase (25 de novembro): 12 questões discursivas de duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos e uma redação

Os classificados para a segunda fase do PAES serão conhecidos em 13 de novembro. Serão convocados até quatro vezes o número de vagas oferecidas pela instituição.

Obras literárias

O PAES utilizará algumas obras literárias para as provas de Língua Portuguesa e Literatura:

  • Morte e Vida Severina (Poema) - João Cabral de Melo Neto
  • Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
  • O Mulato - Aluísio Azevedo

Conheça sete sites para baixar livros de graça sem pirataria!

Teste de Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música terão que participar do Teste de Habilidades Específicas (THE), o qual será realizado em 16 de setembro, em São Luís. 

Os classificados nesta etapa serão conhecidos em 24 de setembro e seguirão na disputa pelas vagas de Música. Quem não for aprovados no THE poderá continuar no PAES em sua segunda opção de curso. 

Resultado

A data de resultado do PAES ainda não foi informada pela UEMA. O cronograma com chamadas e matrículas deve ser publicado posteriormente pela instituição. 

Mais informações no Edital


Relacionados

PAES 2018: UEMA convoca 156 candidatos na 2ª chamada de excedentes do 2º semestre
A UEMA convocou 156 candidatos na sua segunda chamada para o segundo semestre do PAES 2018. Os aprovados serão matriculados entre os dias 23 e 26 de julho, nas respectivas unidades acadêmicas. Horários variam conforme o curso escolhido.
Notícias
Pedidos de isenção no PAES 2019 da UEMA já podem ser realizados
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com prazo aberto para pedidos de isenção no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019. Os interessados podem requerer o benefício até dia 1º de junho. A previsão é de que o resultado seja publicado no dia 28 de junho.
Notícias
UEMA divulga resultado final da isenção do PAES 2019
A UEMA divulgou o resultado da isenção do PAES 2019. Gratuidade foi para estudantes de baixa renda, alunos de escolas públicas, servidores e seus dependentes. Recursos foram recebidos até 2 de julho.
Notícias
UEMA prorroga prazo para inscrições no PAES 2019
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) prorrogou, até dia 17 de agosto, o prazo para inscrições no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019 da. Os interessados devem se inscrever pela internet, no link abaixo, e pagar uma taxa que custa R$ 85.
Notícias
UEMA publica 1ª chamada de excedentes do PAES 2018 para o 2º semestre
A UEMA publicou a 1ª chamada de excedentes do PAES 2018 para o 2º semestre. Aprovados serão matriculados de 9 a 12 de julho, nos três turnos acadêmicos. Seleção foi realizada no ano passado para preenchimento de mais de 4,4 mil vagas em 2018.
Notícias