Unicamp: 2ª fase do Vestibular 2021 tem menor abstenção dos últimos 10 anos

Mais de 14 mil classificados fizeram as provas da segunda fase. Questões foram realizadas em dois dias.
Em 09/02/2021 18h45 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) finalizou nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a aplicação da segunda fase do Vestibular 2021 com a menor abstenção dos últimos 10 anos nesta etapa. Apenas 8,8% dos candidatos não participaram das provas.

Dos 66.936 candidatos que fizeram a primeira fase foram classificados para a segunda fase 15.470 candidatos. Ontem, primeiro dia de aplicação, apenas 1.285 faltaram ao exame, tendo uma abstenção de 8,3%. Hoje, segundo dia de provas, 1.357 faltaram às provas, finalizando com 8,8% de abstenção.

Veja os números gerais da 2ª fase

Como foram as provas da 2ª fase?

Os candidatos que foram classificados para esta fase passaram pelas questões dissertativas do processo seletivo.

No primeiro dia as provas foram comuns a todos os candidatos, que fizeram a redação e responderam as questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

As provas do segundo dia tiveram as questões comuns a todos os candidatos sobre Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e as questões de conhecimentos específicos divididas pelos cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde, Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Humanas/Artes.

A Unicamp ainda não informou quando vai divulgar as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2021, mas as provas já começaram a ser liberadas na página da Comvest. Já as provas e gabaritos da primeira fase estão disponíveis (clique aqui para acessar).

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música ainda serão submetidos às provas de Habilidades Específicas nos dias 11 e 12 de fevereiro. Para Música as provas de Habilidades Específicas já foram aplicadas, em três etapas realizadas em 2020 e o resultado já está disponível (clique aqui para ver o resultado de Música).

Vagas e Resultado

Estão sendo oferecidas 3.876 vagas no Vestibular 2021 da Unicamp. As vagas correspondem a 3.273 oportunidades do vestibular tradicional e 639 que seriam oferecidas no Vestibular Enem-Unicamp, cancelado por conta do adiamento das provas do Enem 2020.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

A Unicamp vai divulgar a lista de aprovados no dia 10 de março, às 15h. A segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.