O Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) decidiu manter suspensas as inscrições do Vestibular de Medicina 2021 da UEG, em Itumbiara. A votação foi realizada de forma virtual ontem, 23 de fevereiro, e teve 17 votos a favor da suspensão do processo seletivo, 16 contra e uma abstenção.
Ficou decidido que o edital do Vestibular de Medicina está suspenso e novas vagas só poderão ser abertas se houver a apresentação de um plano de investimento e de contratação de professores e equipe técnico que seja aprovado pelo Conselho de Gestão, o qual deve ser encaminhado para o Governo do Estado.
Entenda o caso
A suspensão veio após o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) ter apresentado relatório alegando que o campus de Itumbiara não tem estruturas física e pedagógica adequadas para o curso, assim como uma grade curricular que não cumpre o exigido para a graduação.
Após as denúncias do Cremego, a UEG suspendeu as inscrições do Vestibular de Medicina e convocou uma reunião com o CsU. Participantes do encontro virtual relataram a grave situação da faculdade de Medicina. Atualmente, são apenas cinco professores atuantes, dos quais dois já manifestaração a intenção em pedir exoneração dos cargos. A quantidade mínima para o funcionamento do curso é de 50 docentes.
Na reunião, professores também descreveram a situação do laboratório de anatomia. O local está com falta de cadáveres e peças para estudo e, por isso, as aulas são feitas com manequins.
Inicialmente, a reunião seria realizada antes do carnaval, mas foi transferida para data posterior para que um representante do Governo Estadual pudesse participar. No entanto, o governador Ronaldo Caiado não enviou nenhum representante de sua equipe, ato que foi criticado pelos presentes no encontro virtual da última terça-feira (23).
Inscrições prorrogadas dos demais cursos
As inscrições do Vestibular dos demais cursos foram prorrogadas até 1º de março. Até o momento, a UEG pretende aplicar as provas de forma presencial, o que pode mudar conforme a situação sanitária pandemia de Covid-19. A seleção será realizada em 21 de março e terá 90 questões objetiva e uma redação.
O resultado é esperado para 30 de abril e outras chamadas serão feitas em 7, 13 e 19 de maio.
A oferta da UEG é de 3.224 vagas em 30 cursos, as quais terão duas oportunidades adicionais cada para estudantes quilombolas. Do total, 50% são para o sistema universal, 25% para estudantes de escolas públicas, 20% para negros e 5% para indígenas ou pessoas com deficiência.