A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na manhã de hoje, 13 de janeiro, o resultado oficial do seu Vestibular 2016, que irá preencher 4.576 vagas em 101 opções de cursos ministrados em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.
Acesse o boletim de desempenho individual
O processo seletivo foi realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos foram submetidos a 12 questões objetivas da Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras), 8 da Segunda (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira),10 múltiplas e/ou abertas de Matemática e 10 de Biologia.
No segundo, eles responderam 20 questões de proposições múltiplas sobre História e Geografia e outras 20 objetivas e/ou abertas de Física e Química. Já no último, foram aplicadas as provas de Redação e Discursiva com quatro questões. Dos 36.704 inscritos, 21,76% não compareceram às provas.
Das vagas oferecidas, 50% são destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e 22 vagas suplementares destinam-se a candidatos autodeclarados indígenas. Medicina foi o curso mais concorrido com 234 candidatos por vaga.
Matrículas
Os classificados deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas. A primeira, que é online, deve ser feita nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro. Já a etapa presencial acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 13h, nas coordenadorias dos cursos.
Somente os candidatos aprovados para o curso de Engenharia de Materiais, ministrado em Florianópolis, deverão realizar a matrícula presencial antes, mais precisamente no dia 29 de janeiro, no mesmo horário e local. Na ocasião, é preciso apresentar cópias autenticadas ou simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
- Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no concurso Vestibular UFSC/2016;
- Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
- Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
- Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC);
- Declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (impressa pelo candidato na Etapa Online da matrícula);
- Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior, observando-se as especificidades das exigências dos artigos 4º ao 7º.
Os classificados no âmbito da Política de Ações Afirmativas da UFSC deverão apresentar os documentos adicionais listados no Edital de Matrícula. Uma segunda chamada será publicada no dia 2 de fevereiro com matrícula online nos dias 3, 4 e 5 seguintes.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou no site da instituição.
Por Wanja Borges