Termina hoje, 12 de abril, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição e participação no sistema de cotas do Vestibular 2013/2 do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). O início foi em 25 de março.
Interessados nas cotas das universidades federais no Rio de Janeiro (UFRJ, UFRRJ, UFF e UniRio) e no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) precisam ter cursado todo o ensino médio na rede pública e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
Várias pessoas podem se candidatar às cotas: oriundos e professores da rede pública; deficientes físicos; afrodescendentes e indígenas; e filhos de policiais, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.
Professores de escolas públicas contam com vagas reservadas apenas nos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Já a isenção da taxa é exclusiva para pessoas com renda familiar mensal per capita até R$ 960. O requerimento impresso e a documentação exigida, disponível neste Edital, devem ser entregues até hoje, pelos Correios ou pessoalmente, nos polos do Cederj ou no seguinte endereço:
Coordenação de Educação a Distância da UFF
Rua Lara Vilela, 197, São Domingos, Niterói/RJ
CEP 24.210–590
O resultado será divulgado em 7 de maio, devendo os solicitantes realizar inscrição no vestibular até o dia 12 seguinte e, no caso dos não beneficiados com a isenção, pagar a taxa de R$ 55 até o dia 13 de maio. A oferta é de 6.328 vagas em 13 cursos divididos em 32 polos.
Por Dayse Luan