Topo
pesquisar
Em 22/07/2011 17h09, atualizado em 30/11/-0001 00h00

Justiça determina que Inep aceite recursos contra a nota da redação do Enem

Notícias

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A partir da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderão recorrer contra a nota da prova de redação. Isso será possível graças a uma liminar da Justiça Federal do Maranhão.

A liminar determina que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) inclua uma cláusula no edital do Enem 2011 que possibilite aos candidatos ver a prova de redação corrigida. A decisão cabe recurso.

A nota da prova da redação é polêmica constante nas edições do Enem. Todo ano milhares de estudantes reclamam que tiveram a redação zerada sem que o motivo fosse explicado. Alguns acionaram o Ministério Público para pedir a revisão das notas obtidas, mas os pedidos foram negados pelo Inep.

No dia 12 de julho, durante palestra na 63ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, disse que o governo está cogitando a possibilidade de encaminhar a redação do Enem corrigida a todos os candidatos. No entanto, isso só seria possível a partir do segundo semestre de 2012.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2011

As provas do Enem 2011 serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, em 1.599 municípios. O exame terá novamente quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além de uma redação. Serão 140 mil salas de aulas distribuídas em mais de seis mil escolas. Os locais de realização serão enviados pelos correios e disponibilizados também na página de acompanhamento da inscrição.

A partir de 2012 o Enem será realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. A edição do primeiro semestre está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.

Veja também:
Pratique sua redação
A redação no Enem

Por Adriano Lesme
* com informações da Agência Brasil

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola