ITA (SP): inscrições do Vestibular 2022 estão abertas

Período de inscrição vai até 15 de setembro. Provas das duas etapas serão aplicadas em novembro.
Em 02/08/2021 14h39 , atualizado em 25/10/2021 09h02 Por Giullya Franco

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Crédito da Imagem: Divulgação/ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São Paulo, abriu nesta segunda-feira, 2 de agosto, o período de inscrição para o Vestibular 2022. Prazo vai até 15 de setembro e a taxa é de R$ 170.

Inscreva-se no Vestibular 2022

A participação no vestibular do ITA é exclusiva para os candidatos brasileiros natos, que já completaram ou completarão o ensino médio neste ano. Além disso, os interessados não podem ter completado 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2022.

Isenção

O ITA recebeu até o dia 28 de maio as solicitações de isenção de taxa do processo seletivo. A lista de beneficiados foi liberada no dia 30 de junho (veja aqui). A isenção foi oferecida aos candidatos de família de baixa renda inscritos no CadÚnico e pessoas que são doadoras de medula óssea.

Vestibular 2022

A aplicação das provas do Vestibular 2022 do ITA está prevista para ser realizada em novembro. A seleção do ITA conta com três etapas classificatórias e eliminatórias. As duas primeiras fases são compostas de provas objetivas e discursivas e a última fase pela Inspeção de Saúde.

Veja como serão as provas do ITA:

1ª Fase (2 de novembro)

  • 15 questões objetivas de Matemática
  • 15 questões objetivas de Física
  • 15 questões objetivas de Química
  • 15 questões objetivas de Português
  • 10 questões objetivas de Inglês

2ª Fase (24 e 25 de novembro)

  • 1º dia: 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões dissertativas de Química
  • 2º dia: 10 questões dissertativas de Física e Redação

Obras Literárias

=> Afonso Henriques de Lima Barreto. Numa e a ninfa. Prefácio de João Ribeiro. Apresentação e notas de Antonio Arnoni Prado. 1ª ed. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2017.

=> Carlos Drummond de Andrade. Antologia Poética. Organizada pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

=> Lygia Fagundes Telles. Seminário dos ratos: contos. Posfácio de José Castello. Nova edição revista pela autora. 6a reimpressão 2020. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Mais: Conheça as provas do ITA

Locais de prova

As provas do ITA são aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Veja mais: 10 dicas para passar no Vestibular do ITA

Vagas

A oferta do ITA é de 150 vagas neste vestibular. Das oportunidades, 120 são destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis (Reserva) e 30 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Mais: Conheça a carreira militar

Nas duas formas de graduação o ITA reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

As vagas do ITA são para os cursos de Engenharia na sua sede, em São José dos Campos, nas seguintes especialidades: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Resultado

No dia 23 de dezembro o ITA deve divulgar o resultado do Vestibular 2022. Os candidatos aprovados deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, em janeiro de 2022, para a Inspeção de Saúde e matrícula.

Para mais informações acesse o Site do ITA ou confira o edital.